A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia realizou, neste sábado (22), um mutirão de regulação para acelerar as transferências de pacientes. Os atendimentos foram focados nas especialidades de oncologia, neurocirurgia e cirurgia vascular.
Para a ação, que foi iniciada às 7h, foram disponibilizados médicos reguladores, gestores estaduais e diretores dos principais hospitais. No início da tarde, cerca de 396 pacientes foram regulados através do mutirão.
Desde o início do ano, mais de 42 mil casos foram resolvidos pela Central Estadual de Regulação. As unidades que mais receberam pacientes regulados incluem o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Santa Tereza, Hospital do Subúrbio e Hospital Estadual Costa das Baleias.
“Nosso foco é acelerar cada vez mais as transferências, garantindo que os pacientes tenham acesso ao atendimento necessário no menor tempo possível. Ainda há desafios, mas avançamos. Em dois anos, abrimos mais de 3 mil leitos e estamos fortalecendo a rede municipal de saúde, seja com a entrega de equipamentos e mais de 500 ambulâncias para a rede de urgência”, disse a secretária de Saúde, Roberta Santana.
A Central Estadual de Regulação (CER) funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia e possui uma equipe de 220 médicos de diversas especialidades e 190 auxiliares.