Nesta quarta-feira (23), o auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães recebeu a Pré-Conferência dos Povos de Terreiro e Quilombolas de Juazeiro. A ação foi organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), e contou com a presença de representantes religiosos, lideranças quilombolas, conselheiros e membros da gestão municipal.
O evento faz parte de uma série de pré-conferências, com o objetivo de propor ações a serem adotadas pelo governo municipal em forma de políticas públicas efetivas, além de indicar delegados para a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, prevista para os dias 27 e 28 de maio, com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
“Foi um grande avanço e tivemos um público bem expressivo. As pré-conferências são importantes para criarmos as propostas que levaremos para as conferências municipal, estadual e federal, em busca dos nossos direitos e na luta pela igualdade racial, pelos direitos dos povos de terreiro, quilombolas, indígenas, ciganos e de toda a população negra, que precisa ser visibilizada cada vez mais”, pontuou o coordenador de Igualdade Racial da Sedes e membro da mesa de abertura do evento, Pai Bimbo.
Também fizeram parte da mesa de abertura o vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix; a presidenta do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro (COMPIR), Céres Santos; e a Yakekerê Edna Rosa. A mediação foi realizada pela Yakekerê Iuana Louise.
“A realização dessa pré-conferência é importante porque é nesse encontro que debatemos as nossas necessidades e podemos propor soluções perante a sociedade e o governo. É por meio dessas conferências que pontuamos as necessidades que temos nos bairros periféricos, nos quilombos, nas aldeias, nos terreiros, e, por isso, precisamos marcar presença para que saibam que estamos nesse espaço e temos nossas necessidades”, destacou a Yakekerê Edna Rosa, do terreiro afro-indígena Ilê Asé Ayrá Onydancor.
Na próxima terça-feira (29), será a vez do Centro de Cultura receber a terceira Pré-Conferência de Promoção da Igualdade Racial, desta vez voltada para os segmentos cultura e gênero. O encontro será realizado das 9h às 11h.
Ascom PMJ