Nas últimas semanas, quem circulou pelas principais vias de Juazeiro já viu corredores se preparando para a tradicional Meia Maratona Tiradentes, que acontece neste domingo (27). A prova, que acaba de ser certificada pela Federação Bahiana de Atletismo – confirmando que segue as normas exigidas pela instituição –, já mobiliza a cidade. O movimento envolve ajustes no trânsito, reforço na estrutura e novidades para o público. Veja o que muda e como se preparar para o evento.
Transporte para os atletas
Quem vai encarar os 21 km contará com transporte até a largada, na Agrovale. Ônibus sairão às 4h da manhã das proximidades dos Correios, ao lado da Villa Bossa Nova. O guarda-volumes estará disponível na Academia da Saúde.
Mudanças no trânsito e detalhes dos percursos
A competição contará com dois percursos: 5 e 21 quilômetros. Confira:
Percurso – 5 km
Largada às 6h, na Orla II (Vaporzinho), passando pela Orla I, Adolfo Viana, Rua Fernandes da Cunha, Flaviano Guimarães, com retorno pelo mesmo trajeto e chegada no Vaporzinho.
Percurso – 21 km
Largada às 5h30, na Agrovale, seguindo pela BR-235 em direção ao Mercado do Produtor; BA-210 sentido bairro Tabuleiro; Rua da Barragem (Tabuleiro); Avenida Paulo Rios Campelo (bairro São Geraldo); Avenida Edgard Chastinet (UNEB); Avenida Flaviano Guimarães, e, a partir daí, segue o mesmo percurso da prova de 5 km, com chegada no Vaporzinho.
Expectativas e novidades da prova
As inscrições se encerraram um mês antes do previsto, refletindo o sucesso da prova, que vai reunir mais de 600 atletas de todo o Brasil. Entre os competidores, estão veteranos como Wilton Ribeiro Dias, o Seu Tita, que já participou de sete edições da prova, e Antônio Soares, o Tonico Runner, que chega à sua 10ª participação.
“Tive três meses de preparação e espero fazer uma boa prova”, afirmou Tita. Já Tonico, de 54 anos, ressaltou a expectativa de que esta edição seja ainda melhor do que as anteriores. “Esperamos bons pontos de hidratação, assistência adequada para abastecer na hora certa e um bom pós-prova, que é importantíssimo”, destacou.
Para atender aos atletas, haverá pontos de hidratação a cada 2,5 km e uma zona especial de resfriamento e reposição de açúcar no quilômetro 12. O evento também contará com estrutura médica reforçada, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), Petromed, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil.
Programação pós-prova
Após a linha de chegada, também tem novidade: os corredores serão recebidos com uma série de serviços, incluindo buffet, fisioterapia, massagens, praça de alimentação, atividades dos patrocinadores e apresentações musicais, celebrando a superação dos atletas.
Com quase 40 anos de história, não à toa, Tonico Runner revelou que abriu mão de participar de um triatlo para marcar presença na Tiradentes. “Escolhi a Meia Maratona porque é a corrida mais tradicional do Vale do São Francisco”, disse.
Apoio e organização
A 39ª Meia Maratona Tiradentes tem apoio master da Agrovale, além do patrocínio de instituições como Larco e EMS Arena.
Ascom PMJ/Seculte