InícioNotíciasReunião entre representantes do SAAE, CERB e Comunidade de Carnaíba sinaliza melhorias...
spot_img

Reunião entre representantes do SAAE, CERB e Comunidade de Carnaíba sinaliza melhorias no sistema de abastecimento de água

A diretora-presidente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental/SAAE -Juazeiro, Fabiana de Possídio, e representantes da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – CERB, estiveram reunidos na quarta-feira (30) com moradores e lideranças do Distrito de Carnaíba em busca de alternativas para melhorar o sistema de abastecimento de água na comunidade, agravado nos últimos dias pelas constantes quedas de energia.

Fabiana adiantou que estava ali para ouvir os moradores e encontrar uma solução de um problema que é antigo e vem gerando toda essa demanda reprimida. A reunião foi iniciada com uma oração, onde o produtor rural, Robson Ferreira pediu que Deus iluminasse a todos e o encontro fosse produtivo. Outro morador, Luan Rodrigues, revelou que já havia ouvido outras propostas em governos anteriores que não saíram do papel, mas que agora estava confiante na resolução do problema.

“Não quero culpar ninguém pela situação que vivemos hoje, mas só o fato de vocês virem aqui ouvir a comunidade já significa um avanço. Sei que o tempo ainda é curto para soluções definitivas, mas estamos confiantes de que desse encontro sairá compromissos que serão honrados”, pontuou.

Já o morador Flávio de Cristo defendeu a construção de um novo reservatório e melhorias em todo o sistema. “Os problemas existem e não são de agora. Só queremos o direito de ter água nas nossas casas”, resumiu. E Márcia Félix reconheceu que o problema é antigo, não se resolve na rapidez desejada, porém vem se agravando nos últimos meses. “Estamos comprando água mineral para beber porque não confiamos na água que às vezes é fornecida pelo SAAE. Não tenho bandeira política e estamos aqui para buscar soluções e ações públicas que venham atender os nossos direitos”, afirmou.

Para o vereador Berg da Carnaíba, é hora de desarmar palanques e todos se unirem na busca de soluções. “Sabemos que o problema não é de hoje e que piorou com o tempo. Pela primeira vez vimos uma gestão do SAAE vir duas vezes no mesmo dia à nossa comunidade, demonstrando que também está preocupada com essa situação. Carnaíba cresceu nos últimos anos, os problemas se agravaram e precisamos, juntos, buscar as soluções”, reforçou.

Morador antigo de Carnaíba, seu Emanuel José de Oliveira assegurou que o sistema de abastecimento da comunidade tem mais de 30 anos e que nesse período pouco foi feito na sua melhoria. “Moro aqui bem pertinho da ETA e, graças a Deus, na minha casa nunca faltou água, mas é preciso investimentos desde a rede até os filtros para melhorar a oferta de água”, disse seu Emanuel que também elogiou o trabalho dos servidores do SAAE responsáveis pela distribuição de água no distrito.

Ciente do todo esse cenário, a diretora-presidente do SAAE, Fabiana de Possídio, ouviu a todos e se comprometeu em continuar empenhando todo o esforço necessário na busca de soluções, não apenas para Carnaíba, mas também para os outros 24 sistemas no interior do município que se encontram na mesma situação.

“Infelizmente não podemos, neste momento, fazer tudo acontecer na dimensão e velocidade que gostaríamos por conta do quadro caótico  que encontramos o SAAE, mas com o apoio de todos vamos virar essa página. Quero agradecer aos representantes da CERB por estarem juntos conosco nessa caminhada, à nossa equipe que não mede esforços na execução dos serviços e a todos vocês que estão acreditando e confiantes que, em breve, teremos dias melhores”, finalizou.

Para a gestora da Divisão de Interior do SAAE, Elayne Borges, todos os esforços estão sendo feitos na busca de alternativas que venham minimizar esses problemas recorrentes. “As constantes quedas de energia registradas nos últimos dias agravaram a situação, mas estamos aqui com toda nossa equipe técnica para atuar em qualquer emergência”.

O gerente da CERB em Juazeiro, César Torres, informou que já existem projetos no PAC para atender seis comunidades daquela região, incluindo Carnaíba, Juremal e Massaroca. “Estamos aqui para reforçar essa parceria do Estado com o Município, discutir e elaborar um plano de ação para que em tempo hábil possamos encontrar uma solução definitiva de todos esses problemas”, afirmou o representante da CERB que estava acompanhado de equipe técnica do órgão. 

Ascom PMJ/SAAE

RELACIONADOS
spot_img
spot_img
spot_img