InícioNotíciasJuazeiro sedia encontro de líderes pelo desenvolvimento sustentável do Sertão do São...
spot_img

Juazeiro sedia encontro de líderes pelo desenvolvimento sustentável do Sertão do São Francisco

A manhã desta quarta-feira (7) teve um início diferente na Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda/ADEER. No lugar dos atendimentos, que normalmente acontecem no Espaço Colaborar, a agência foi tomada por boa música regional e um importante debate sobre o sertão e seu protagonismo nas novas economias. Isso porque a Agência Líder do Sertão do São Francisco/Agelider, realizou seu primeiro encontro de 2025, com a proposta de um olhar inovador para o nosso território.

Com o tema “O Sertão Como Protagonista de Novas Tecnologias”, o encontro reuniu lideranças públicas, representantes do Sebrae, empreendedores e instituições da região para debater caminhos para o desenvolvimento sustentável do território, com foco no turismo regional. Realizado em parceria com o Sebrae e a ADEER, o evento destacou como as novas tecnologias e modelos econômicos, como as economias verde, criativa e colaborativa, estão impactando positivamente o Sertão do São Francisco.

A presidente da Agelider, Qlianne Martins, ressaltou o papel da instituição no fortalecimento do desenvolvimento regional. “Nós trabalhamos com desenvolvimento sustentável com foco nas dez cidades do território Sertão São Francisco para promovermos o turismo, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, é esse o nosso foco. Nós somos uma agência criada através do Programa Livre que é um programa do Sebrae e a gente desenvolve algumas ações com o apoio deles, como a de hoje, por exemplo”, disse. 

Durante a programação, participantes compartilharam experiências e iniciativas que vêm sendo desenvolvidas em seus municípios, envolvendo parcerias entre o poder público, empresas, organizações da sociedade civil e comunidades locais. Entre os temas discutidos estavam consumo consciente, cadeias produtivas sustentáveis, educação transformadora, turismo de experiência e valorização da cultura regional.

Um dos participantes é o técnico agrícola de Maniçoba, Djalma Alves, que diz que o que tem aprendido vai ajudar muito no seu trabalho. “Nós trabalhamos com um grupo de produtores e eu represento o Instituto das Comunidades mais 35 comunidades. Então, isso vai fazer com que a gente se mobilize mais ainda e interaja com eles nessa parte de organização e de como buscar trabalhar a nossa cultura local”, explicou.

Para o diretor-presidente da ADEER, o evento ser sediado em Juazeiro é de grande relevância, já que a cidade é polo da região. “Juazeiro assume um papel de proporcionar o desenvolvimento econômico em toda a região e eu fico feliz de Juazeiro estar sediando esse momento. Esses líderes irão trazer as políticas públicas  para desenvolver a nossa economia e trabalhar pela valorização do nosso território, isso é muito importante”, acrescentou.

A Agelider é composta por líderes representantes dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Canudos, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sobradinho, Sento Sé, Pilão Arcado e Uauá.

RELACIONADOS
spot_img
spot_img
spot_img