
Investindo no compromisso com a educação em saúde, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/ SESAU, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/ SAMU, lançou nesta quinta-feira (08) o projeto ‘Samuzinho nas Escolas’, na Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, no bairro Tabuleiro. A iniciativa encantou estudantes e professores ao unir informação, ludicidade e cidadania, promovendo o conhecimento sobre o serviço 192 e a importância de agir corretamente em situações de emergência.
A ação contou com a participação especial do mascote Samuzinho, que levou aprendizado, cuidado e muita diversão para as crianças, tornando o momento ainda mais atrativo. Por meio de atividades interativas, os alunos aprenderam sobre primeiros socorros, prevenção de trotes e valorização da vida, desenvolvendo desde cedo uma postura consciente e solidária diante de situações críticas.
“O projeto é mais um elo entre o SAMU e a comunidade. Tivemos recentemente aqui no Tabuleiro a ação ‘SAMU nos Bairros’, no Cine Teatro da Praça CEU, no domingo, 13 de abril. Agora, com o Samuzinho, reforçamos esse vínculo de cuidado, informação e responsabilidade social, aproximando ainda mais nossos profissionais da população”, afirmou Ana Carolina Costa, diretora administrativa do SAMU.
A empolgação dos estudantes deu o tom da atividade. Débora Carolina, de 10 anos, comentou com entusiasmo: “Aprendi que devemos ligar para o SAMU só quando for realmente preciso. Foi muito divertido e agora sei o que fazer em uma emergência”. Já Enzo Egnaldo, também de 10 anos, destacou: “Gostei muito do Samuzinho e de aprender a ajudar os outros”
O projeto Samuzinho nas Escolas é parte de uma estratégia da SESAU para fortalecer a educação preventiva e o senso de responsabilidade social desde a infância, promovendo uma cultura de cuidado e atenção à vida em toda a rede municipal de ensino.
Ascom PMJ/SESAU