Um verdadeiro palco sobre rodas, a Carreta Literária tem encantado o público do Festival Juá Literária 2025, unindo literatura, música, teatro e cultura popular em um só espaço itinerante. A proposta é levar conhecimento e valorizar escritores nordestinos, criando momentos únicos de interação entre autores e leitores.
A escritora Mayana Neiva emocionou as crianças ao narrar a história de Sofia, uma menina curiosa e sonhadora que “engole o sol” e, a partir disso, descobre a própria luz interior. “Fiquei emocionada em olhar nos olhos das crianças e vê-las encantadas com a história de Sofia. Estou feliz em participar do Juá Literária e poder compartilhar essa história”, disse a autora.
O Rio São Francisco, símbolo do sertão nordestino, também ganhou destaque na narrativa de Willian Fernandes, com o livro A Turma do Contador de Histórias: Lendas do Velho Chico. Enquanto o autor narrava, personagens como Juazeirinho, Lina, Chiquinho e Lore interagiam com o público, proporcionando uma imersão completa na história.
A estudante Maria Amanda Ferreira, da Escola Municipal 25 de Julho, resumiu bem a experiência: “A leitura nos permite viajar! Sofia engoliu o sol e a gente engole a leitura.”
Autores como Manuel Cavalcante, Bia Marinho, Alana Andrade, Thami Cavalcanti e Lenice Gomes também fizeram parte dessa jornada literária, conduzindo os estudantes da rede municipal a uma verdadeira viagem pelo mundo da imaginação.
O Festival Juá Literária segue com programação gratuita para públicos de todas as idades, reafirmando que a leitura é uma das mais bonitas formas de viajar.
Texto: Marcio Reges – Ascom/PMJ


