A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, deu início ao Agosto das Juventudes nesta quarta-feira (6), com uma cerimônia que celebrou cultura, homenagens e o protagonismo jovem no município. O evento marca o começo de um mês de ações que fortalecem e ampliam as vozes e direitos das juventudes da cidade.
A abertura foi um espetáculo de resistência cultural, com apresentações da Fanfarra do Colégio Rui Barbosa, da capoeira do Pequeno Juazeiro, da animação do grupo percussivo Encrespa e do coral do Colégio Modelo. O momento também contou com oferta de vacinação.
Seguindo a programação, a abertura do evento homenageou três nomes importantes da juventude juazeirense: Euri Mania, artista e educador que atua com hip hop e grafite na periferia, e que agitou o evento com a canção “Fábrica de Manequins”, reafirmando a luta pela liberdade.
“Os moleques vão crescendo achando tudo normal, esperando ficar adulto para fazer tudo igual. Mas em vez de chip e número serial, esses vão vir com alma e com bastante ideal.”
Também foram reconhecidos Elisabete dos Santos, primeira mulher juazeirense e quilombola a vencer a Meia Maratona Tiradentes, e Nivaldo Millet, coordenador de Políticas para Juventude do Governo da Bahia, que destacou.:“Não é fácil ser jovem na Bahia e em Juazeiro. Mas é a primeira vez que os governos Federal, Estadual e municipais estão juntos para garantir que a política pública chegue para todos. Juventude é pluralidade, diversidade, uma juventude que dá duro todo dia para existir.”
O Agosto das Juventudes também contou com a presença estudantes de diversas instituições e falas que reforçam o protagonismo jovem:
“É fundamental reconhecer o papel dos jovens nas escolas e nos espaços culturais. A juventude é a voz do futuro e deve ser ouvida”, ressaltou Maria Laís, representante estudantil do Colégio Paulo José de Oliveira.
O evento ainda contou com a presença do vice-prefeito, Tiano Félix, e secretários municipais, além da presença de representantes do governo do estado da Bahia.
Texto: Diana Silva/Ascom PMJ