InícioSaúdeAção de rastreamento do câncer de mama incentiva autocuidado e conquista avaliação...
spot_img

Ação de rastreamento do câncer de mama incentiva autocuidado e conquista avaliação positiva em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Sesau, iniciou nesta terça-feira (4) mais uma importante ação de prevenção e cuidado com a saúde da mulher. A Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama já está em funcionamento no município, e as primeiras mulheres atendidas têm avaliado o serviço de forma bastante positiva.

“É bom a gente fazer o exame porque é uma previsão do câncer da mama. Nunca é tarde pra correr atrás. E as mulheres devem vir, é de graça, então não tem desculpa”, destacou Rosineide de Santana, dona de casa.

Para Maria Aparecida, moradora do distrito de Itamotinga, o acesso facilitado foi um dos pontos mais importantes. “O carro foi buscar a gente e vai levar de volta. Antes era um sacrifício pra vir, mas agora tá fácil. A gente tem que se cuidar, porque o câncer tá aí matando e cuidando cedo tem como salvar.”

Já Sandra Faustino, do Residencial Dr. Humberto, elogiou o atendimento e encorajou outras mulheres. “Amei fazer o exame. Não dói, é muito bom. As meninas são alegres, atenciosas. Eu dou nota dez. Estava com medo, mas foi uma bênção.”

De acordo com a superintendente de Atenção Primária da Sesau, Luana Albuquerque, a ação faz parte de um conjunto de etapas voltadas ao diagnóstico e acompanhamento das mulheres. “Estamos na primeira fase, com a realização das mamografias. Cada paciente recebe um protocolo com acesso online ao seu resultado. Na segunda fase, receberemos mastologistas para avaliar casos alterados ou inconclusivos e realizar exames complementares, como ultrassom, pulsão ou biópsia, se necessário. Já a terceira etapa será o encaminhamento das mulheres com diagnóstico positivo para o tratamento”, explicou.

Os atendimentos da Carreta estão sendo realizados no Espaço Multieventos da Univasf, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. A expectativa é realizar mais de 2.100 mamografias gratuitas até o dia 21 de novembro.

Podem participar mulheres de 40 a 74 anos, com prioridade para aquelas entre 50 e 69 anos, que não tenham feito mamografia há pelo menos um ano. Para o atendimento, é necessário apresentar xerox do RG, do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de endereço.

Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau

Fotos: Anamauê Ascom PMJ

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia
spot_img