InícioNotíciasAgosto Lilás: Juazeiro destaca efetividade da rede de proteção sem registros de...
Juazeiro 147 anos

Agosto Lilás: Juazeiro destaca efetividade da rede de proteção sem registros de feminicídio entre mulheres assistidas em 2025

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Mulher e Juventude (SMJ), destaca as ações voltadas à prevenção, acolhimento e fortalecimento da rede de proteção às mulheres no município.

Entre as ações, está o Programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher, lançado em 2025. A iniciativa integra esforços de secretarias municipais e órgãos de segurança e assistência, com foco na redução dos índices de violência e na ampliação dos serviços oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A SMJ também destaca o projeto CIAM nas Comunidades, que leva informação e acolhimento a mulheres da zona urbana e rural, além de ações em eventos públicos com o Observatório dos Direitos das Mulheres, voltadas à prevenção e monitoramento de situações de risco.

Durante o mês de agosto, a secretaria também atendeu a vários convites para levar debate conscientização sobre o tem em diversos espaços, desde privado a educativos, como escolas e instituições. A secretária da SMJ, Érica Daiane, reforça a importância da atuação conjunta.

“Juazeiro tem uma rede de proteção que funciona. Quando a mulher denuncia, ela tem acesso a um atendimento especializado e a uma estrutura pronta para acolher. Nosso trabalho é garantir que nenhuma mulher esteja sozinha diante da violência”, afirmou.

O município mantém parcerias com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a Ronda Maria da Penha da Polícia Militar e a Patrulha Maria da Penha da Secretaria de Segurança Cidadã, o que fortalece a resposta aos casos de violência. Em 2025, foram registrados apenas dois feminicídios, ambos fora da rede de proteção, o que reforça a importância da denúncia.

Equipamento municipal, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, bairro Novo Encontro, oferecendo atendimento gratuito e especializado.

*Canais de denúncia:*

* Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher)
* Ligue 190 (Emergência policial)
* DEAM: (74) 3613-8311 | WhatsApp: (74) 98111-1439
* Patrulha Maria da Penha: Ligue 153 | WhatsApp: (74) 99967-2006
* CIAM: WhatsApp: (74) 99277-6777


Texto: Diana Silva/Ascom PMJ

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia