Seguindo o estudo realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes/DNIT e a INTRAFF Engenharia e Mobilidade, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, realizou entre os dias 15 e 21 deste mês a simulação de interdição da Banca (BR-407). A medida buscou analisar o comportamento do fluxo antes da demolição da banca.
“Avaliamos de forma positiva essa semana de testes, visto que transitam diariamente pela ponte presidente Dutra de 5 a 6 mil veículos que agora passam pelas marginais, as avenidas Santos Dumont e Raul Alves. Apesar do aumento do fluxo nessas vias, observamos que o transito está fluindo bem”, explicou o Diretor-Presidente da AMTT, Mitonho Vargas.
Vargas orientou ainda os condutores para, dentro do possível, buscarem vias alternativas evitando transitar no entorno das obras do Complexo Viário. “Essa é uma das etapas que mais vai impactar na mobilidade urbana da cidade, diante disso é importante a colaboração e paciência de todos. Sugerimos planejar sua rota evitando esse trecho da obra. O mais importante é que o transtorno é temporário e a obra ficará para melhorar o desenvolvimento e a mobilidade no município”, destacou.
De acordo com DNIT e a CLC Construtora, responsáveis pela execução da obra do Complexo Viário de Juazeiro, a previsão de conclusão da etapa de construção do viaduto é de até 12 meses. Diante disso, a AMTT ressalta que ao longo desse período o trânsito poderá sofrer novas adequações.
Mudanças no trânsito após início da demolição da Banca
Banca (BR-407) : Sentido Juazeiro/Petrolina – logo após o semáforo, acessar a avenida Santos Dumont pela rampa de descida
Sentido Petrolina/Juazeiro – acessar a avenida Raul Alves pela rampa de descida da ponte Presidente Dutra. Na ponte, veículos pesados devem se posicionar à esquerda da via para acessar a rampa ampliada
Avenida Santos Dumont: proibido parar e estacionar ao longo da avenida
Avenida Raul Alves :
* Proibido parar e estacionar ao longo da via;
* Interdição no início da avenida Raul Alves com o cruzamento com Orla II;
* Interdição com canalização de trânsito nos pontilhões próximo a casa do artesão e da AABB, reduzindo o conflito e o risco de sinistros.
* Canalização desviando o fluxo de veículos que sai da Rua do paraíso acessando a direita na Raul Alves.
Rua do Paraíso: fica Proibido seguir e acessar o pontilhão de acesso à avenida Santos Dumont, devendo na avenida Raul Alves entrar à direita, tendo como opção o pontilhão seguinte localizado a 150 metros.
Semáforo da avenida Raul Alves: o semáforo no cruzamento da avenida Raul Alves com a Rua do Paraíso fica aberto 90 segundos para os veículos e 10 segundos para os pedestres.
Rua Jardim São Vicente: Via de mão única sentido avenida Raul Alves em direção à avenida Armando Ferreira de Almeida (Próximo ao Cemitério Central).
Texto: Márcio Reges – Ascom PMJ