O Carnaval de Juazeiro 2026 alcançou uma marca histórica, com recorde de público e redução nos índices de violência. De acordo com dados da Polícia Militar, mais de 600 mil pessoas passaram pelos circuitos da festa durante os quatro dias de evento, consolidando a folia como o maior carnaval do interior do Nordeste.
O resultado positivo foi fruto de um planejamento integrado, organizado e estratégico, realizado pelos órgãos e instituições envolvidos na realização do evento.
Para o Carnaval de Juazeiro 2026, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) executou um esquema especial de trânsito, que contou com a participação de 50 servidores. Entre as ações desenvolvidas estiveram campanhas educativas sobre as mudanças no trânsito durante a festa, com ênfase na mensagem de que álcool e direção não combinam; divulgação de vias alternativas para os condutores durante as interdições; ampliação do transporte coletivo, com viagens estendidas até a madrugada, no modelo conhecido como Corujão; implantação de novas sinalizações no circuito; ajustes no posicionamento dos semáforos para possibilitar a passagem dos trios elétricos; além do uso de carro de som orientando os condutores a retirarem seus veículos das áreas interditadas.
Em razão da montagem de palcos, camarotes e estruturas de apoio, as interdições viárias tiveram início antes mesmo da abertura oficial da festa, estendendo-se até após o encerramento do evento, para a desmontagem das estruturas.
As equipes de agentes de trânsito e fiscais de transporte atuaram de forma contínua no ordenamento do tráfego, com a implantação de oito barreiras fixas distribuídas nas ruas e avenidas dos circuitos; apoio dos batedores na condução dos trios elétricos até a Rua Oscar Ribeiro; além da fiscalização do trânsito e dos veículos de transporte de passageiros.
Como resultado da atuação da AMTT durante o Carnaval de Juazeiro 2026, foram realizadas 300 abordagens a veículos, em sua maioria de caráter informativo e educativo; oito remoções de veículos no circuito do carnaval; uma remoção fora do circuito, em razão de rompimento de barreira física, CRLV atrasado e condutor sem CNH; e dois registros de sinistros de trânsito. Não houve registro de ocorrências graves.
De acordo com o diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas, o objetivo foi plenamente alcançado.“Nossa preocupação era garantir a segurança viária, proteger os foliões e reduzir os impactos no tráfego. O objetivo foi alcançado graças ao trabalho de toda a equipe da AMTT, que esteve empenhada nessa missão de garantir um carnaval seguro, sem incidentes graves no trânsito”, afirmou.
O diretor operacional da AMTT, Marcos Passos, destacou que o planejamento foi executado com sucesso. “Esse resultado é fruto do empenho coletivo. Tudo o que foi planejado conseguimos colocar em prática, proporcionando um carnaval de paz também no trânsito”, reforçou.
Texto : Márcio Reges – ASCOM AMTT


