O Festival Juá Literária 2025 promete grandes encontros entre música, literatura e cultura popular. Entre as mais de 80 atrações já confirmadas, quatro nomes de peso se destacam: Arnaldo Antunes, Itamar Vieira Junior, Russo Passapusso e Letícia Sabatella. O evento gratuito acontece de 22 a 25 de outubro, em Juazeiro (BA), com programação espalhada pela Orla II, Centro de Cultura João Gilberto, distritos, Praça do Poeta e até o Rio São Francisco.
No dia 25 de outubro, Arnaldo Antunes apresenta o show inédito de seu mais recente álbum, Novo Mundo, que marca sua volta à sonoridade dançante, depois da turnê intimista Lágrimas no Mar. Ex-Titãs, Tribalistas e um dos maiores nomes da música brasileira, Arnaldo chega ao Juá com sua força poética e musical.
Já na literatura, o destaque é Itamar Vieira Junior, autor do infantojuvenil Chupim e do fenômeno Torto Arado – romance traduzido para mais de 30 idiomas e vencedor de prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Jabuti e o Oceanos. Ele participa da programação trazendo a potência de uma obra que se consolidou como símbolo da literatura brasileira contemporânea.
Na música e na reflexão sobre identidade e cultura, o festival recebe Russo Passapusso, vocalista do BaianaSystem, pesquisador e compositor, que participa da mesa “Papo de Música” ao lado da cantora Ana Mametto, no dia 24 de outubro.
E no dia 23 de outubro, o palco será tomado pela sensibilidade de Letícia Sabatella, que apresenta o espetáculo Poética da Terra em Crise, em parceria com o cantor, compositor e instrumentista pernambucano Juliano Holanda. O show, com arranjos de Eugênio Fim, reúne canções e poesias em um repertório que celebra a arte do encontro entre palavra escrita e palavra cantada.
Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Juá Literária chega como culminância do programa municipal que integra educação, cultura e arte, celebrando a leitura e os diversos modos de narrar o mundo.
O Festival Juá Literária é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), com apoio do Governo do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Editora IMEPH e Ande Livros, e produção da Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas.
Ascom/PMJ