A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, deu início ao calendário de reposições das aulas do Aprova Juazeiro, programa que oferece preparação gratuita para o vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM a jovens da rede pública de ensino. As reposições começaram nesta quinta-feira (19) e serão realizadas aos sábados, feriados e durante o recesso escolar, garantindo que todos os estudantes tenham acesso integral ao conteúdo.
As aulas complementares seguem até o dia 4 de julho, período de recesso das escolas estaduais, e continuarão ao longo do semestre, com reposições pontuais durante a semana. A Secretaria da Mulher e Juventude esteve presente no momento, através da secretária Érica Daiane e do diretor de Juventude, Kauan Barros, o qual destacou o objetivo das reposições: assegurar que nenhum estudante perca conteúdos importantes.
“Durante esse período, haverá reposições e, ao longo da carga horária, geralmente um dia na semana, vamos ter uma horinha a mais de aula para garantir aos estudantes o acesso a todo o conteúdo. Queremos que ninguém perca nada e que a aprovação no vestibular seja garantida”, afirma.
Além de oferecer suporte acadêmico, o Aprova Juazeiro vem se consolidando como uma política pública de impacto social. Com mudanças importantes nesta edição, como a inclusão de cotas, o programa permite que mais jovens ingressem em uma preparação de qualidade para o ensino superior.
Wenerson Silva, de 18 anos, estudante do ensino médio e participante do programa, destaca a importância da iniciativa.
“Esse é um avanço muito importante para a juventude como um todo, porque são jovens com sonhos e expectativas para um futuro brilhante. E quando a gente vê que nós não estamos sozinhos nessa luta, que existem pessoas por trás que trabalham e estão junto com a gente para ofertar justamente esse espaço da juventude, a caminhada fica muito mais gratificante”, ressalta.
O Aprova Juazeiro reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização da juventude e o acesso à universidade, promovendo transformação social por meio da educação.
Texto: Diana Silva/Ascom PMJ