O fim de tarde em Pinhões foi diferente neste sábado (20). O céu dourado e a brisa suave ajudaram a emoldurar a 4ª edição do Entardecer Delas, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Mulher e Juventude. Pela primeira vez na zona rural, a Praça São Pedro se encheu de cores, vozes e sorrisos, num encontro que reuniu serviços, cultura e, sobretudo, histórias de mulheres que se reconhecem e se fortalecem juntas.
“É uma novidade que todo mundo gosta, porque traz bem-estar para a comunidade. São serviços de saúde, atendimento judiciário, beleza… tudo voltado para a gente, mulheres, que merecemos estar sempre um pouquinho a mais”, resumiu emocionada a monitora de transporte Sueli Gonçalves, moradora de Pinhões. A fala dela traduzia o sentimento coletivo: gratidão por ver no coração da comunidade o cuidado que antes parecia distante.
O evento ofereceu corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, orientação jurídica, cadastro da dignidade menstrual e ID Jovem. Para a diretora de Mulheres da SMJ, Iuana Louise, o encontro simboliza mais que a oferta de serviços: “É trazer cidadania e autoestima para perto de quem precisa. O Entardecer Delas tem esse papel de unir cuidado, direitos e cultura, mostrando que a mulher rural de Juazeiro merece acesso e valorização”.
As experiências se multiplicaram em cada canto da praça. “Foi uma bênção. Consegui marcar exames, atualizar o CadÚnico e ainda fiz maquiagem. A gente se sente valorizada, porque não precisa se deslocar para longe”, disse a empreendedora Ilena Candice, do Tanque Novo. Já a agricultora Eliude Lima destacou que se sentir cuidada a fortalece: “A gente se empodera quando também olha pra beleza da gente”. Para a estudante de Direito da Unibras, Tarcielle Maciel Tamarindo, participar do evento foi aprendizado duplo: “É gratificante colocar em prática o que aprendemos e, ao mesmo tempo, ajudar as mulheres da comunidade”.
A apresentação do coral da Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza abriu o evento e arrancou aplausos da plateia e deu um tom especial ao encontro. A gestora da unidade, Sirlene Oliveira, celebrou o pioneirismo: “É uma honra ver Pinhões receber esse projeto tão bonito. É descentralizar, é mostrar que nossas mulheres também merecem e precisam desses espaços”. O show de Grace di Calli encerrou o evento com muitos hinos de mulheres da música nordestina. Entre canções, abraços e serviços realizados, o pôr do sol em Pinhões foi, desta vez, testemunha de um encontro onde beleza e cidadania se entrelaçaram.
Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ