Durante o Carnaval de Juazeiro, a Prefeitura disponibilizou um espaço especial de acolhimento e cuidado voltado às mulheres. Localizado na Praça da Catedral, o Espaço Mulher oferece uma série de serviços destinados ao público feminino. A iniciativa tem como objetivo garantir que a festa seja marcada pela alegria, respeito e segurança.
O forte esquema de proteção envolve diversos órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência de gênero. A grande novidade deste ano é a presença da unidade móvel da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo do Estado, que disponibiliza atendimento especializado para mulheres em situações de assédio ou violência. A equipe é formada por psicóloga, advogada e assistente social, garantindo acolhimento humanizado e orientação adequada.
Em Juazeiro, o Programa Tolerância Zero intensifica o combate à violência doméstica e familiar, com ações preventivas e educativas. Além do Espaço Mulher, equipes volantes circulam pelos circuitos da folia, reforçando a importância da participação de toda a sociedade na luta contra a violência de gênero.
A foliã Maria Eduarda Carneiro destacou a relevância da conscientização como ferramenta fundamental no combate à violência contra a mulher. “Bacana essa iniciativa de vir para a avenida e mostrar que existem órgãos em defesa dos direitos das mulheres. Estão de parabéns”, afirmou.
Segundo a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane, o público tem abraçado a causa. “Temos observado uma recepção muito positiva das pessoas, que recebem os adesivos do Programa Tolerância Zero e curtem a festa com a mensagem estampada no peito”, destacou.
O Carnaval de Juazeiro é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria de Turismo (Setur), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
Texto: Márcio Reges – ASCOM PMJ.


