A manhã da última segunda-feira (21) foi marcada por alegria, suor e emoção em Juazeiro (BA), com a 21ª edição da Corrida Tiradentinhos. Cerca de 400 crianças participaram da maratona mirim, com largadas organizadas por faixa etária e reforço na estrutura de segurança. Pela primeira vez, o evento contou com uma categoria exclusiva para crianças com deficiência. Também houve arrecadação de alimentos: cada participante doou 1kg para o programa Juazeiro sem Fome.
A atividade é realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), em parceria com a Associação de Moradores da Rua Tiradentes. Na ocasião, os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com bicicletas, troféus, vouchers ou tablets. Mas o que marcou mesmo a manhã foram as histórias e os laços familiares que acompanharam cada passo na pista.
Cássia de Oliveira, de 11 anos, veio do distrito de Flamengo, em Jaguarari, e venceu a categoria de 11 a 12 anos. Enquanto cruzava a linha de chegada, sua irmã, a atleta Núbia Oliveira, campeã sul-americana de atletismo, também vencia, no mesmo horário, a 1ª Corrida Internacional Marco Zero, em Recife.
“Corri inspirada na minha irmã”, disse Cássia, emocionada, com a medalha no peito. Aluna da Escolinha de Atletismo do Flamengo (EAF), ela treina há dois anos e sonha em seguir os passos da irmã, que também é uma de suas treinadoras.
Outro momento especial foi a estreia da categoria para crianças com deficiência. Arthur Ruan, também de 11 anos, foi um dos vencedores. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele é aluno da APA Petrolina e vinha treinando desde 2023 para alcançar o pódio.
“Foi muito bom ganhar em primeiro lugar. Agradeço a Deus, à minha mãe e aos meus professores”, disse ele, sorrindo com orgulho enquanto segurava a medalha.
E os menores não ficaram para trás. Na largada de 200 metros, para crianças de 7 e 8 anos, o pequeno João Davi Silva se preparava para a disputa. Por lá, confessou, arrancando risos dos pais, que foi o apoio da família que lhe impulsionou. “Meu pai achou que eu ia correr bem e queria que eu ganhasse, claro”, contou. Ele havia passados os últimos dias treinando 100 metros e fez bonito: garantiu o bronze na sua categoria. Para comemorar, ganhou abraços carinhosos dos pais e dos avós, que vibravam com a conquista.
A 21ª Corrida Tiradentinhos teve o apoio das Secretarias de Saúde (Sesau), garantindo ambulância para atender os corredores, Serviços Públicos (Sesp), Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Serviço de Água e Saneamento Ambiental (Saae), Guarda Civil Municipal, além da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Além disso, o evento foi patrocinado pela Agrovale, EMS Arena e Larco.
No fim da manhã, com medalhas no peito, garrafinhas de água na mão e olhares de missão cumprida, as crianças curtiram parquinho, lanches saudáveis e até banho de mangueira com o carro do Corpo de Bombeiros. Para algumas, foi o início de uma paixão. Para outras, a confirmação de que o esporte é mesmo um caminho bonito — que às vezes começa com um par de tênis apertado, um abraço dos pais e uma irmã campeã no coração.
Ascom PMJ