Juazeiro viveu neste sábado (18) um verdadeiro dia de proteção e alegria com a realização do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Com a presença do carismático Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural, além da Farmácia Central no Camelódromo, receberam centenas de crianças e adolescentes para atualização da caderneta de vacinação.
Com atendimento das 8h às 14h na zona urbana e das 7h às 13h na zona rural, a ação cumpriu o objetivo de proteger meninos e meninas de até 15 anos contra diversas doenças preveníveis, reforçando o compromisso de Juazeiro com a saúde pública e a imunização em massa.
A pequena Laura, de 4 anos, foi uma das protagonistas do dia. Acompanhada pela mãe, Jeane, na UBS do Centro Social Urbano (CSU), recebeu as vacinas da Varicela, VIP, Penta e Febre Amarela. “Foi tudo muito organizado. A equipe acolheu a gente com muito carinho e a Laurinha nem chorou. Vacinar é um ato de amor”, avaliou Jeane com alegria.
Já na UBS do bairro Dom José Rodrigues, a agente comunitária de saúde Lucilena Gomes da Silva também participou da campanha com muito orgulho, levando as netas Alice, de 2 anos, e Lívia, de 7 anos para se vacinarem. “A vacinação é essencial. Fico feliz em fazer parte dessa mobilização tanto como profissional quanto como avó. Precisamos proteger nossas crianças com informação e atitude”, destacou Lucilena.
Durante a ação, o secretário de Saúde do município, Helder Coutinho, acompanhou de perto a movimentação nas unidades e reforçou a importância da vacinação. “A campanha tem sido um sucesso graças ao empenho das nossas equipes e à conscientização das famílias. Nosso objetivo é manter Juazeiro com altas coberturas vacinais, garantindo proteção e prevenção para nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 6 de outubro e segue até o dia 31 deste mês, com a oferta de 19 vacinas que integram o Calendário Nacional de Imunização, incluindo: BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP e Hepatite A.
A Sesau reforça que os pais e responsáveis que ainda não atualizaram a caderneta vacinal de seus filhos devem procurar a UBS mais próxima até o fim da campanha. Vacinar é cuidar do futuro!
Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau
Fotos: Gilson Santos – Ascom PMJ