O Partido dos Trabalhadores – PT de Sobradinho, assim como milhares de municípios Brasil afora realizou eleições para renovação do Diretório Municipal no último domingo, 06 de julho de 2025.
O diferencial das eleições em Sobradinho para a escolha do novo diretório do PT foi a tentativa de interferência, explícita e pública, do ex-prefeito Luiz Vicente Berti (AVANTE). Escolheu candidato, um velho aliado e funcionário em suas administrações, Mauro Macedo; montou, praticamente só, a chapa inteira, realizou uma intensa campanha de filiação ao PT e foi às ruas, de casa em casa de filiados, pedindo voto.
O resultado foi de novo uma “lavada”, aplicada desta vez por filiados partidários, politizados, identificando indevida interferência no PT: o candidato de Luiz Vicente Berti foi derrotado com uma diferença de 80 votos, entre os 548 filiados votantes.
O Presidente eleito, Hildebele dos Santos Cruz (Berlim Cruz), militante político, petista experiente, conseguiu unir as diversas correntes políticas do PT, e com um trabalho intenso do Prefeito Cleivynho Sampaio, do Vice Canturil; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho; Adilson Ribeiro, Tiziu, Aldercilene Gomes, Josivan Santos, Vereador Geovan Santos (Grupo da Acerola), impôs ao ex uma derrota acachapante.
A insistência de Luiz Vicente Berti, ridicularizada, mais uma vez o levou ao “trend” nas redes sociais de Sobradinho.
“Não ganha nem para síndico de condomínio”; “Só dá fora”, “pega o chapéu e pede pra sair”, “Ainda tá aqui? Só não é por falta de adeus”, foram as frases que continuam a ser repetidas nos grupos e stories nas redes.
E não faltou quem contasse: Depois de derrotado nas eleições municipais, com mais de 75 por cento de diferença, Luiz Vicente Berti já tomou outras 6 derrotas: 5 ações judiciais, intentadas para reverter a vontade popular no tapetão e agora essa do Diretório.