Ao longo de toda a semana, as escolas da rede municipal de Juazeiro realizaram uma série de atividades para lembrar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade da inclusão. Na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri a programação aconteceu de 27 a 29 de agosto e reuniu os estudantes, suas famílias e profissionais da educação.
De acordo com a gestora da unidade, Virna Sarissa, o trabalho de conscientização faz parte da rotina escolar, mas em datas como essa a discussão ganha um reforço. “A Estação do Saber sempre trabalhou a inclusão e na Semana da Pessoa com Deficiência a gente tenta objetivar a conscientização, o combate ao preconceito, a promoção da inclusão, a valorização das potencialidades e a democracia dos direitos. Acreditamos que trabalhando com a criança, conseguimos levar esse conhecimento para a sua casa, aos seus familiares e amigos. Um trabalho de formiguinha que contagia as pessoas”, frisou.
A programação da escola contou com a presença da psicopedagoga da Diretoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e mãe atípica, Rita Dias, da pedagoga Lucimar Oliveira e do estudante de medicina e autista Cainã Adriel. “A inclusão deve ser uma consciência transversal durante todo o ano e em todos os momentos da vida. Acolher, amparar, sentir. Não existe inclusão, sem coração”, pontuou Rita Dias, que ministrou a palestra “Inclusão: a transformação necessária para um viver pleno”.
Mãe de um estudante autista, Quele Gonçalves de Carvalho, parabenizou a escola pela iniciativa. “As palestras sobre inclusão foram muito importantes e necessárias, cheias de orientação e instrução, especialmente a de Rita, que vivencia na pele a história do autismo. Ela tanto tem a história de vida dela com os filhos, como o seu trabalho, orientando pais e mães. Então, eu acho muito importante que sempre aconteçam essas palestras, porque nós, pais, precisamos de apoio e orientações de pessoas que já passaram por isso e não somente de profissionais”, disse Quele.
Ascom/PMJ