Os estudantes da Escola Municipal Educandário João XXIII receberam, nesta terça-feira (26), a palestra “Trote, brincadeira sem graça”, ministrada pela investigadora da Polícia Civil da Bahia/PCBA e integrante do Centro Integrado de Comunicações/CICOM, Taís Benevides. A investigadora foi acompanhada pelo Major da Polícia Militar da Bahia/PMBA, Fabrício Melo, que é coordenador do CICOM Juazeiro, e pelo técnico do CICOM, Fernando Sá.
A ação educativa integra o projeto STelecom, da Secretaria de Segurança Pública da Bahia/SSP, e tem como objetivo diminuir o número de trotes nas linhas emergenciais da segurança pública, além de informar sobre a lei que criminaliza o uso do trote. Durante a atividade, os profissionais sensibilizaram as crianças sobre o uso devido dos três dígitos 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil), com o intuito de torná-los multiplicadores nas suas residências e na comunidade onde estão inseridos.
Para a gestora da unidade escolar, Cristina Coelho, a atividade foi de extrema importância para orientar os estudantes. “Foi um momento muito importante e que trouxe esclarecimentos, sensibilizando as crianças para o uso consciente dos números emergenciais que devem ser acionados em casos de necessidades imediatas ou socorro rápido. Além disso, explicaram que ligações indevidas atrapalham os atendimentos solicitados e podem gerar transtornos para a sociedade”.
Ascom/PMJ