InícioEducaçãoEstudantes da rede municipal de ensino são premiados no projeto Lápis na...
spot_img

Estudantes da rede municipal de ensino são premiados no projeto Lápis na Mão

Um universo de ludicidade e encantamento foi construído no auditório multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco para a premiação da 12ª edição do projeto Lápis na Mão, nesta quarta-feira (8). O concurso cultural é uma iniciativa da TV São Francisco, com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, e tem como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento dos estudantes, despertando o interesse pela arte, leitura e conhecimento.

Em 2025, o concurso mobilizou 20 mil estudantes e cerca de 10 escolas da rede municipal de ensino. “A gente tem uma avaliação super positiva dessa 12ª edição do Lápis na Mão. Esse ano batemos o recorde de número de inscrições e participações, e só queremos agradecer essa parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação, aos estudantes que participaram e a oportunidade de poder fomentar a leitura e a melhoria da qualidade da educação, junto com o município”, pontuou o gerente executivo da TV São Francisco, Fábio Fernandes.

Entre os premiados do dia, os estudantes da rede municipal de ensino marcaram presença. Uma das vencedoras foi a estudante da Escola Municipal Rural de Tempo Integral Professora Valdete Bispo Gama Serafim, em Massaroca, Melissa Pereira da Silva. “Eu amei o meu poema, porque eu escrevi sobre como a gente pode cuidar de Juazeiro, e estou muito feliz por ganhar o prêmio”, disse a estudante, que foi segundo lugar na categoria Poema.

Já o vencedor do primeiro lugar na categoria Redação da Educação de Jovens e Adultos, é um dos alunos da Escola Municipal Maria Franca Pires, no Conjunto Penal de Juazeiro. O prêmio foi recebido pela gestora da unidade escolar, Enercina Nunes. “O projeto Lápis na Mão é de extrema importância para a nossa rede, principalmente para os estudantes que cursam a EJA no Conjunto Penal. O concurso faz com que esses estudantes se sintam acolhidos não só pela rede municipal de ensino, mas pela sociedade como um todo”.

Outra novidade do projeto, em 2025, é que ele aconteceu durante a mobilização das escolas municipais em torno do programa Juá Literária. “Esse ano o projeto bateu o recorde de participações e a gente também atribui isso à mobilização que a gente vem fazendo em relação à escrita e incentivando a leitura, através do programa Juá Literária. Estamos muito felizes com o resultado e a gente registra o nosso agradecimento aos gestores, coordenadores e professores das unidades escolares, que são as pessoas que mobilizam os estudantes”, frisou Moésio Belfort, que coordena o programa Juá Literária, junto com Marília Rosa.

O resultado completo pode ser conferido no site do projeto: https://lapisnamaotvsf.com.br/.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/PMJ

Fotos: Ana Vitória Nascimento – Ascom/PMJ

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia
spot_img