Os estudantes da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela participaram, nesta quinta-feira (10), de um aulão preparatório para as avaliações externas do Sistema de Avaliação Baiano de Educação/SABE e do Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB. A ação, realizada no auditório da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, teve como foco principal as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a gestora da Escola Dom Avelar Brandão Vilela, Yândria Mattos, a atividade integra o planejamento pedagógico da unidade e visa reforçar a aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. “Esse aulão inicia um processo de qualificação do ensino-aprendizagem para que possamos preparar os nossos estudantes para as avaliações externas e melhorar o IDEB da nossa escola”.
A atividade foi ministrada pelas professoras de português da unidade escolar, Lilian Duarte e Neuraci Evangelista, e pela ex-professora de matemática da rede municipal de ensino, Carmelucia Souza. “Aproveitamos esse momento para trabalhar alguns dos descritores onde os estudantes apresentam mais dificuldades. Entre os descritores abordados estão conteúdos como números e operações e espaço e forma, entre outros temas”, contou Carmelucia.
A estudante Livia Gabriele de Souza Silva, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, falou sobre a contribuição do aulão para a preparação da sua turma. “Em poucos meses iremos passar por uma prova extensa e que é muito importante para nós e para a nossa escola. Então, esses aulões nos ajudam a tirar dúvidas sobre muitos assuntos de Português e Matemática, além de ampliar o nosso conhecimento cada vez mais”.
O SABE e o SAEB avaliam a educação básica na Bahia e no Brasil e contribuem para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia (IDEBA) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), respectivamente.
Eneida Trindade – Ascom/PMJ