Juazeiro sedia neste sábado (20), véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, um evento inédito voltado à promoção do esporte inclusivo no Vale do São Francisco. O projeto “Esporte sem Barreiras”, realizado pela Prefeitura, busca aproximar a população das modalidades paralímpicas e incentivar debates sobre capacitismo, acessibilidade e inclusão no esporte. A programação acontece das 8h às 11h, no complexo multiesportivo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Juazeiro.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e contará com demonstrações e oportunidade de experimentação de modalidades como natação, parajudô, parajiu-jitsu e futebol. Atletas de outras categorias, especialmente do paratletismo, também participarão da atividade.
Além das práticas esportivas, o evento terá palestras com nomes de destaque, como Wanderson Silva de Oliveira, medalhista paralímpico nos Jogos do Rio 2016, e “Nanny Atleta”, corredora quase 30 vezes campeã brasileira no paratletismo e recordista nos 100, 200 e 400 metros. O encontro contará ainda com vozes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que atua na defesa da acessibilidade e da inclusão em Juazeiro.
Com a proposta de promover o esporte adaptado, a programação chega em um ano simbólico: quando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), Lei Nº 13.146/2015, completa 10 anos, celebrando avanços e estimulando novas práticas de igualdade e participação na sociedade.
Texto: Layla Shasta – Ascom PMJ