InícioNotíciasHU-Univasf recebe novos respiradores pulmonares e aparelhos de ar condicionado
spot_img

HU-Univasf recebe novos respiradores pulmonares e aparelhos de ar condicionado

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) recebeu, no início do mês, dez novos ventiladores pulmonares, além de cem novos aparelhos de ar condicionado. A modernização dos equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) possibilita a oferta de melhor ventilação protetora pulmonar para pacientes, bem como a monitorização avançada do pulmão e ferramentas de diagnóstico, enquanto o reforço na climatização dos ambientes trará maior conforto em função da elevação da temperatura prevista para os próximos meses.

“Estamos incorporando ventiladores pulmonares de ponta, com tecnologia avançada para pacientes críticos. Além dessa qualificação, a ampliação do parque tecnológico da UTI vai possibilitar o compartilhamento dos ventiladores atuais com outras áreas assistenciais, entre elas a Sala de Emergência e a Sala de Cuidados Intermediários. Os novos equipamentos favorecem modos ventilatórios avançados que permitem um melhor acompanhamento de informações em tempo real sobre o paciente, monitorizações avançadas e que consequentemente facilitam o melhor manuseio do ventilador para o paciente, possibilitando uma melhor qualidade e um menor tempo de uso do ventilador mecânico, porque a gente consegue fazer o processo de retirada do ventilador mecânico de uma forma mais segura, mais assertiva”, ressalta o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Fabrício Olinda.

Os novos dispositivos representam um investimento total de mais de R$ 1,7 milhão, com apoio da Ebserh e também por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Augusto Coutinho e pelo senador Humberto Costa.

“A aquisição dos novos ventiladores foi resultado de um processo de gerenciamento de tecnologia médica baseado na análise do ciclo de vida do parque instalado. A idade média dos equipamentos indicou a necessidade de substituição e a atualização visa garantir a aderência às diretrizes clínicas atuais e manter a capacidade operacional da UTI com segurança e eficiência. Os novos modelos incorporam tecnologias que representam um salto qualitativo relevante. Destacam-se os recursos de desmame automatizado, modos ventilatórios avançados e interface de operação mais intuitiva. Além do impacto direto na eficiência assistencial, esses diferenciais contribuem para a qualificação da formação prática dos profissionais de saúde em um ambiente de alta complexidade. A aquisição também posiciona a instituição como capaz de avançar para o conceito de Hospital 4.0, ao integrar dispositivos inteligentes, conectividade e suporte à decisão clínica em tempo real”, explica o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Carlos Henrique Melo.

Sobre a Ebserh

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia