A literatura está tomando conta de Juazeiro e nesta quinta-feira (11) os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino tiveram um encontro marcado com as escritoras Érica Montenegro, Valéria Cristina de França Marques e Adilza Gomes da Cunha Silva. As autoras foram convidadas pelo programa Juá Literária para dar a partida no projeto “Escrevendo e autografando o meu livro”, iniciativa que vai motivar a escrita literária entre os estudantes.
Responsável pela coordenação do programa Juá Literária, junto com Moesio Belfort, Marília Rosa explicou o objetivo da formação. “Esse foi o nosso primeiro momento formativo em parceria com a Editora IMEPH e a ideia é contribuir para que os coordenadores pedagógicos difundam nas escolas a ideia da criação de um livro escrito pelos próprios estudantes, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos”, contou.
Com seu livro “O piquenique das Anas” entre as obras do kit literário recebido pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, Érica Montenegro já é conhecida pela rede municipal de ensino. “Hoje começamos uma conversa sobre a leitura e o encantamento, e de como a escola é essa agência importante de formação leitora dessas crianças. Nós teremos uma sequência de encontros com os coordenadores sobre leitura e escrita para transformar as crianças em autores e autoras”, pontuou a autora sobre a formação.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Pereira, Claudiane Sena, falou sobre a importância do encontro e do projeto “Escrevendo e autografando o meu livro”. “Esse é um projeto grandioso, que vai envolver protagonismo dos nossos alunos. Nós, coordenadores, estamos engajados e motivados a desenvolver várias ações nesse projeto”.
Escrevendo e autografando o meu livro
O projeto visa estimular os estudantes a serem escritores, produzindo seu próprio livro, assim como proporcionar a experiência e vivência do escritor no lançamento do seu livro.
Programa Juá Literária
O programa Juá Literária é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, que engloba uma série de ações de educação, cultura e arte. O objetivo do programa é formar estudantes cada vez mais leitores, integrando família, sociedade e escola para transformar Juazeiro na cidade da leitura.
Entre as ações do programa estão a entrega de 135 mil livros a estudantes da rede municipal de ensino, a formação de crianças e adolescentes como agentes mobilizadores da leitura e a realização de um grande festival de arte e literatura, de 22 a 25 de outubro. Com curadoria de Maviael Melo, o festival gratuito vai reunir cerca de 80 atrações em diferentes espaços da cidade e também nos distritos de Juazeiro.
Ascom/PMJ


