“Ser escritora não é difícil, é só pensar e sonhar.” A frase da aluna Cecília Germano, de 10 anos, agente literária da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, traduz o espírito do projeto Autores na Escola, que integra o programa Juá Literária. A iniciativa tem aproximado estudantes do universo dos livros e mostrado que a imaginação pode abrir caminhos para novos leitores e futuros escritores.
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue mobilizando estudantes e famílias com o Juá Literária, que tem transformado a relação das crianças com a leitura. Nesta sexta-feira (12), o projeto levou a escritora Érica Montenegro, autora do livro O Piquenique das Anas, a três escolas da rede: a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte, a Escola Municipal Professora Leopoldina Leal e a Escola Municipal Professor José Pereira da Silva.
Nas visitas, os autores conversam com as crianças sobre o processo de escrita, respondem dúvidas e despertam o interesse dos jovens pelo mundo das letras. “Foi muito bonito estar com as crianças, conversar sobre poesia e ver como elas se encantam com esse universo. Estou muito contente de poder falar sobre literatura e sobre a força que a leitura tem para as famílias e para a escola”, disse a escritora.
O coordenador do programa, Moésio Belfort, reforçou a importância da ação: “O Autores na Escola é uma das iniciativas que tornam o Juá Literária potente. Além de oferecer livros para todos os estudantes, buscamos promover o encontro deles com quem escreve, despertando a curiosidade, a escuta e o protagonismo”. O programa já distribuiu 135 mil livros para a rede municipal e se prepara para o Festival Juá Literária, que acontece de 22 a 25 de outubro, reunindo dezenas de atrações em toda a cidade.
Na Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, a coordenadora pedagógica Thaís Souza destacou o impacto da iniciativa: “É um projeto muito importante para a nossa escola, porque traz o protagonismo das crianças, fortalecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita”. Esse protagonismo tem sido representado por agentes literários como Cecília e Sofia, estudantes que percorrem as salas de aula, compartilham histórias e estimulam os colegas a refletirem sobre as narrativas.
O projeto também envolve as famílias, ampliando o alcance da literatura para além da sala de aula. Mais de 600 lares já foram mobilizados para participar das atividades, numa construção coletiva em que escola e comunidade caminham juntas. “Quanto mais a família participa, maior é a chance de a criança cultivar o prazer da leitura”, reforçou a coordenadora.
Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ