A magia da literatura vem invadindo as escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro. Nesta sexta-feira (17), a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Valdete Bispo de Gama Serafim (ERUM), em Massaroca, e a EMEI Nélia de Souza Costa, no bairro João Paulo II, receberam a visita da escritora Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti.
Autora do livro “Doçura”, que integra o kit literário entregue pela Prefeitura de Juazeiro aos alunos do Infantil V, Emília aproveitou a visita para contar histórias, ouvir histórias e conversar com os estudantes. “Eu vivi na ERUM um verdadeiro sonho. As crianças conheceram o livro ‘Doçura’ e apresentaram para mim as leituras delas. Foi muito bonito. Teve cordel, teve música, teve poesia, teve dança, teve muita criança dizendo que gosta de ler e eu me senti abraçada”, disse a escritora.
A ação faz parte do projeto “Autores na Escola”, uma das atividades do programa Juá Literária, que visa convidar autores para rodas de conversa com estudantes, a fim de despertar o interesse pela leitura e estimular a produção de novos livros e o surgimento de novos escritores. “Quando soubemos que receberíamos a Emília Nuñez trabalhamos uma sequência didática para que todos os alunos da escola conhecessem um pouco mais sobre a obra da autora, um livro que traz muito significado sobre a importância da leitura”, contou a gestora da ERUM, Patrícia Lopes.
Para a estudante Maria Eduarda Lopes, 11 anos, que é uma das agentes literárias da ERUM, o encontro com a autora foi muito especial. “Eu gostei bastante de conhecer a Emília. Eu já tinha ouvido falar dela há algum tempo, mas não sabia que ela era uma escritora. Aqui, nós conseguimos conversar com ela, fizemos muitas perguntas, ela contou histórias e assistiu às nossas apresentações”.
Programa Juá Literária
O programa Juá Literária é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, que engloba uma série de ações de educação, cultura e arte. O objetivo do programa é formar estudantes cada vez mais leitores, integrando família, sociedade e escola para transformar Juazeiro na cidade da leitura.
Entre as ações do programa estão a entrega de 135 mil livros a estudantes da rede municipal de ensino, a formação de crianças e adolescentes como agentes mobilizadores da leitura e a realização de um grande festival de arte e literatura, de 22 a 25 de outubro. O festival gratuito vai reunir cerca de 80 atrações em diferentes espaços da cidade e também nos distritos de Juazeiro.
Ascom/PMJ