Durante as comemorações dos 147 anos de Juazeiro, a cidade deu um passo importante no fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar. A Prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento Rural (ADR), lançou o Selo Municipal da Agricultura Familiar (SEMAF), e entregou o primeiro Selo de Inspeção Municipal (SIM) de 2025, concedido à Granja Caipira Ellen Rosa, agora autorizada a comercializar seus produtos de origem animal dentro do município com certificado de qualidade.
O SIM é um certificado que atesta a qualidade sanitária de produtos de origem animal e vegetal, emitido pela ADR. O selo garante que os alimentos seguem padrões higiênico-sanitários rigorosos, oferecendo segurança aos consumidores e credibilidade aos produtores.
Baseado nas diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o SIM também impulsiona o desenvolvimento econômico local ao formalizar agroindústrias, gerar empregos e estimular novos empreendimentos. Já o Selo da Agricultura Familiar (SEMAF) reconhece oficialmente produtos oriundos da agricultura familiar, facilitando sua inserção no mercado local.
Para o diretor-presidente da ADR, Ailton Batista, a iniciativa representa um marco para o município. “Essa medida é um avanço para produtores e consumidores. Além de qualificar a mão de obra, fortalece as agroindústrias e a agricultura familiar, permitindo que nossos produtos cheguem a outros mercados com garantia de qualidade e higiene”, afirmou.
Com o registro no SIM, os produtos locais podem ser inseridos em programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O selo também permite a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), viabilizando a comercialização em todo o país.
A entrega do primeiro SIM de 2025 simboliza um novo momento para Juazeiro: mais qualidade nos alimentos, valorização da produção local e crescimento sustentável no campo e na cidade. Assim como o SEMAF, que valoriza e promove a agricultura familiar, garantindo produtos de produzidos de forma sustentável e com práticas justas de comercialização.
Thamires Costa- Ascom PMJ/ ADR