Visando garantir a segurança viária e melhorar a orientação do trânsito para motoristas e pedestres, a Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, está realizando a revitalização das placas de identificação de trânsito.
Essa sinalização é crucial para a segurança e organização do tráfego, fornecendo informações essenciais aos condutores e pedestres, ajudando a evitar acidentes e a melhorar o fluxo de veículos. Elas orientam sobre direções, destinos, serviços e locais de interesse, auxiliando na navegação e na tomada de decisões durante o percurso.
“Essas placas encontravam-se totalmente apagadas dificultando a orientação dos condutores. As placas têm indicação clara e precisa que vão auxiliar o motorista a encontrar seu destino e de certa forma contribuir com a mobilidade urbana dando maior fluidez ao trânsito”, explicou o diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas.
A substituição das placas de indicação segue a resolução n° 160/2004 do Conselho Nacional de Trânsito, com um padrão de sinalização viária no Brasil e placas reflexivas que aumentam a visibilidade no período noturno.
Essa ação é um plano de revitalização de sinalização viária, adotado pela AMTT, para substituição de placas danificadas ou removida por vândalos. A Autarquia alerta que “Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia (…), contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos”, é crime previsto no inciso III do artigo 163 do código penal brasileiro, a pena pode resultar em detenção de seis meses a três anos, além de multa.
Texto: Márcio Reges – Ascom PMJ