A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau deu mais um passo importante no enfrentamento às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, com a implementação de uma ação inovadora, iniciada no distrito de Carnaíba do Sertão. Nesta quinta-feira (7), o secretário de Saúde, Helder Coutinho, acompanhado da superintendente de Vigilância em Saúde, Bruna Mattos, da equipe de agentes de endemias e de representantes da Moscamed Brasil, participou da liberação demonstrativa de uma nova tecnologia no controle do Aedes aegypti: o Sistema de Produção em Massa de Mosquitos.
A ação contou ainda com a presença de especialistas e representantes da Argentina, Brasil, Cuba, Equador, Jamaica, México, Uruguai e de outros países, que vieram conhecer de perto a técnica que tem revolucionado o controle do mosquito transmissor.
Durante a atividade, Jair Virgínio, diretor-presidente da Moscamed, explicou o funcionamento da estratégia, que utiliza a Técnica do Inseto Estéril/ TIE. “Criamos os mosquitos em laboratório, fazemos a separação entre machos e fêmeas e apenas os machos são liberados no ambiente. É importante informar à população que o mosquito macho não pica, apenas as fêmeas se alimentam de sangue. Esses machos estéreis vão copular com as fêmeas, mas não haverá descendentes, o que leva à redução progressiva da população do mosquito em campo e, consequentemente, à diminuição das chances de transmissão das arboviroses”, detalhou Jair.
A tecnologia, desenvolvida com o apoio da Agência Internacional de Energia Atômica/AIEA e validada pelo Ministério da Saúde, já integra as diretrizes nacionais de controle do Aedes aegypti. O Ministério, inclusive, está diretamente envolvido nas ações que vêm sendo implementadas no município.
O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, destacou a relevância da parceria e o impacto positivo que a iniciativa pode gerar. “Mais do que uma ferramenta tecnológica, essa é uma estratégia poderosa de controle territorial, que fortalece nossas ações de vigilância em saúde. Estamos unindo esforços com instituições nacionais e internacionais para proteger a nossa população. Essa união de forças representa um ganho significativo para o enfrentamento das arboviroses no município”, afirmou o secretário.
Com a adoção de práticas inovadoras e o fortalecimento das parcerias interinstitucionais, Juazeiro reforça seu compromisso com a saúde pública e com a proteção da população frente às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau