InícioNotíciasJuazeiro celebra 20 anos do SUAS com conferência marcada por histórias reais...
spot_img

Juazeiro celebra 20 anos do SUAS com conferência marcada por histórias reais e compromisso coletivo

“Sem políticas públicas, a gente não avança.” A frase da assistente social Pâmela Lucena resumiu o sentimento da noite de abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Juazeiro, realizada nesta terça-feira (30), no Centro de Cultura João Gilberto. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção e Resistência”, o encontro é uma convocação coletiva para pensar, debater e propor caminhos para fortalecer a assistência social como direito e como presença concreta na vida das pessoas.

A abertura foi marcada pela apresentação da cantora juazeirense Madara Bittencourt, que emocionou o público com clássicos do samba de Clara Nunes e a interpretação do Hino Nacional. A mesa solene foi composta por representantes da gestão municipal, do Sistema Único de Assistência Social, do legislativo municipal, trabalhadores e usuários do SUAS, além de integrantes de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a OAB e o Conselho Municipal de Assistência Social.

Usuária do CRAS do Quidé, Sueli Pereira compartilhou sua história de superação do câncer e agradeceu o acolhimento que recebeu dos serviços da assistência: “Fui muito bem atendida. O CRAS me acompanhou, e isso fez toda a diferença na minha cura. Me sinto parte dessa política.” Já a assistente social Pâmela Lucena reforçou a importância do SUAS na vida de quem mais precisa. “Somos uma equipe unida em um único propósito: servir bem, principalmente quem mais precisa. Sueli passou por um tratamento de câncer e foi assistida pelo CRAS com acolhimento e acesso ao benefício. Hoje temos um espaço de escuta real e portas abertas na secretaria”, destacou.

Ainda durante a mesa, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social/CMAS, Maria José Alves, reforçou a importância da conferência como espaço de análise e mobilização: “Essa conferência nos convida a refletir sobre o que já conquistamos e o quanto ainda precisamos avançar. As políticas públicas só funcionam se chegarem à ponta, e é lá, com a sandália da humildade, que a assistência social mostra sua força.” Já o secretário da SEDES, Igor Luiz, destacou o compromisso da gestão com o cuidado e a ampliação dos serviços: “Dorme e acorda comigo a vontade de criar estratégias que levem os serviços a todos os bairros e distritos. Cuidar das pessoas de forma especial é o que nos move.”

Encerrando a noite, a palestra magna foi conduzida por Adriana Lima, assistente social, mestre em Ciências da Saúde e técnica da Vigilância Socioassistencial de Senhor do Bonfim. Com mais de 25 anos de atuação na política de assistência social, Adriana delineou o histórico do SUAS na Bahia e destacou os avanços e desafios vivenciados no cotidiano dos CRAS e CREAS. “A mesa de hoje representou o que estamos aqui para fazer: refletir, propor e construir coletivamente. Amanhã será o momento de transformar tudo isso em propostas concretas para avançarmos ainda mais”, concluiu.

Realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES e do CMAS, o evento segue até esta quarta-feira (31), com debates, grupos de trabalho, elaboração de propostas e eleição de delegados(as) que representarão o município nas etapas estadual e nacional.

Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ

Fotos: Gilson Santos – Ascom/PMJ

RELACIONADOS
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img