Nesta sexta-feira (19), Juazeiro comemora dois marcos importantes para a saúde pública: o aniversário de 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Dia Estadual do Secretário Municipal de Saúde na Bahia. Em celebração a estas datas, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), reafirma seu compromisso com a qualidade e ampliação dos serviços ofertados à população.
Sob a gestão do secretário de Saúde, Helder Coutinho, a rede municipal tem alcançado resultados expressivos, fruto de um trabalho focado em inovação, cuidado e acessibilidade. Em pouco menos de um ano, foram mais de 300 mil consultas, exames e procedimentos realizados, mais de 600 cirurgias eletivas, além de mais de mil cirurgias oftalmológicas. Somente na Feira de Saúde, 20 mil atendimentos foram ofertados diretamente à comunidade.
Outro dado que marca o avanço da saúde no município é o aumento de 314% na oferta de consultas, exames e procedimentos, impulsionado pelo programa “Agora tem Especialista”, que garante mais consultas, mais exames e redução das filas de espera.
Atenção Básica fortalecida
Na Atenção Básica, o trabalho dos profissionais tem feito a diferença no dia a dia da população. Foram realizadas mais de 130 mil consultas médicas, 45 mil atendimentos de enfermagem, 30 mil atendimentos odontológicos e 350 mil visitas domiciliares feitas pelos agentes comunitários de saúde.
Para garantir uma estrutura adequada, a gestão tem investido na requalificação da rede física. Já são mais de 20 Unidades de Saúde revitalizadas, incluindo UBSs, UPA, Maternidade, Ponto e Casa de Apoio do TFD, mais cinco em processo de reforma e novos convênios firmados com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) para construção de quatro novas UBS porte II e uma UPA porte III, além da reforma geral da Maternidade Municipal e de outras oito UBSs, representando aproximadamente R$ 20 milhões em investimentos.
Frota ampliada e novos programas
Com foco em melhorar o atendimento em todas as regiões, a Sesau entregou 13 novas ambulâncias, sendo seis para a zona rural, duas para o SAMU, cinco para Transporte Fora de Domicílio (TFD), além de uma van para transporte de pacientes.
Programas inovadores também foram lançados, como:
Mais Saúde Rural – Laboratório Itinerante, levando exames laboratoriais à zona rural;
Mais Saúde Materna, que facilita o acesso a exames e consultas para gestantes;
Farmácia Itinerante, que leva medicamentos essenciais para comunidades mais distantes.
O município também foi contemplado pelo PAC 2025, com recursos superiores a R$ 5 milhões, que serão aplicados na construção de uma nova UBS porte II, na renovação da frota do SAMU com três ambulâncias, aquisição de kit de telemedicina e entrega de 10 combos de materiais para UBS.
Combate à dengue e bem-estar animal
No enfrentamento às arboviroses, Juazeiro obteve uma redução de 88% nos casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Além disso, a saúde animal também avançou, com a realização de mais de 1.200 castrações de cães e gatos, promovendo bem-estar e controle populacional.
Compromisso com o SUS e com Juazeiro
O secretário Helder Coutinho destacou que cada conquista é reflexo do compromisso com o fortalecimento do SUS. “Celebrar os 35 anos do SUS é também reconhecer a importância desse sistema que garante acesso universal à saúde. Em Juazeiro, nosso trabalho é para que cada cidadão tenha atendimento digno e humanizado, seja na cidade ou na zona rural. Estamos avançando, e esses números mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Com uma gestão focada em resultados, Juazeiro segue sendo referência na macrorregião norte da Bahia, mostrando que investir em saúde pública é investir na qualidade de vida da população.
Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau