O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou nesta quarta-feira (22) o programa “Municípios Mais Seguros”, uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo fortalecer a segurança pública nos municípios. O projeto busca valorizar as Guardas Municipais, reconhecendo-as como parte integrante do Sistema Único de Segurança Pública/SUSP, além de oferecer estrutura e condições para promover ações de prevenção e combate à violência.
Durante o lançamento, o ministro destacou a importância das Guardas Municipais no cenário da segurança pública.
“As Guardas Municipais têm prestado um serviço essencial no que diz respeito à segurança pública e agora serão contempladas com o projeto Municípios Mais Seguros. O STF ampliou as competências das GCMs, que passaram a ter um papel importantíssimo no combate à violência urbana”, explicou Lewandowski.
O ministro ressaltou ainda que o propósito do programa é formar uma Polícia Municipal Cidadã, com foco na modernização das corporações.
“O objetivo é combater o crime com toda a sofisticação possível, em termos de equipamentos e doutrina, proporcionando ao cidadão de cada município uma maior sensação de segurança”, acrescentou o ministro.
O programa prevê investimentos superiores a R$ 170 milhões, destinados à aquisição de equipamentos de menor potencial ofensivo, equipamentos de proteção individual, capacitação e estruturação da gestão da segurança pública nos municípios.
Representando a Prefeitura de Juazeiro no evento, o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, e o gestor de Políticas Públicas, Paulo Lima, participaram do lançamento em Brasília.
“É uma importante conquista para as Guardas Civis Municipais de todo o Brasil. Estamos acompanhando de perto o lançamento e já articulando para que a GCM de Juazeiro possa ser contemplada pelo programa”, ressaltou Mota.
O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, também enfatizou o papel estratégico das Guardas Municipais no contexto da segurança pública. “As Guardas Municipais são entes fundamentais no sistema de segurança. Este programa busca qualificar a gestão da segurança pública municipal, fortalecendo o papel das GCMs em todo o país”, concluiu.
Texto: Márcio Reges – Ascom/PMJ


