A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Defesa Civil, iniciou o processo de cadastramento do município no Indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil (ICM). O instrumento, promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), tem como principal objetivo avaliar a capacidade dos municípios brasileiros na gestão de riscos e desastres, fortalecendo a atuação local frente a situações de emergência.
O levantamento é feito a partir de um questionário composto por 16 perguntas de “sim” ou “não”, além de informações sobre o responsável pelo preenchimento e a veracidade dos dados. O questionário deve ser obrigatoriamente respondido pela autoridade municipal ou pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil, garantindo a precisão e a confiabilidade das informações.
Esta é a segunda rodada de atualização do ICM, que passará a ser realizado de forma semestral. A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das capacidades locais de gestão de riscos e de desastres, permitindo que os municípios conheçam seu nível de estruturação e possam aprimorar suas políticas públicas de prevenção e resposta.
O coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ítalo Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “A participação de Juazeiro no ICM reforça nosso compromisso com uma gestão cada vez mais técnica e eficiente na área de prevenção e resposta a desastres. Os dados coletados vão contribuir para o aprimoramento das nossas ações e para garantir mais segurança à população. Proteção e Defesa Civil somos todos nós”, concluiu.
Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ


 
                                     
 
 
 
