A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau realizou nesta quinta-feira (14), o Fórum de Saúde Mental com foco na infância e adolescência. O evento, que reuniu profissionais da Atenção Básica no auditório da UniFTC, teve como objetivo promover o diálogo e a qualificação do atendimento à saúde mental de crianças e adolescentes no município.
A iniciativa reafirma o compromisso da Sesau com a promoção da saúde mental como pauta prioritária na gestão, fortalecendo as ações em rede e buscando ampliar o cuidado no território de forma mais acessível e humanizada.
Durante o encontro, a diretora de Saúde Mental da Sesau, Karoline Barros, destacou a importância do evento como espaço de construção conjunta entre os profissionais da rede municipal de saúde.
“Nosso objetivo é aperfeiçoar e qualificar o atendimento em todo o nosso território. Entendemos que o cuidado em saúde mental não é feito apenas nos serviços especializados, como os CAPS, mas também pode e deve ser realizado nas unidades de saúde da família por todos os profissionais da rede. A proposta é qualificar esse cuidado e melhorar os fluxos de atendimento, garantindo um serviço acessível e humanizado para nossas crianças e adolescentes”, afirmou Karoline.
A programação contou com momentos formativos e trocas intersetoriais entre as equipes da Atenção Básica e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil/CAPS IJ. Para Leonardo Quirino, gerente do CAPS IJ, o fórum representa um passo importante na integração dos serviços e na melhoria do cuidado à população jovem de Juazeiro.
“Hoje está acontecendo o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil, voltado à Atenção Básica. É um momento muito especial e formativo, onde os serviços se comunicam. Essa articulação é fundamental para que a rede funcione de forma integrada e consiga prestar um melhor atendimento à população infantojuvenil da nossa cidade”, avaliou.
Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau