InícioSaúdeJuazeiro recebe curso nacional de qualificação para profissionais da Rede de Atenção...
spot_img

Juazeiro recebe curso nacional de qualificação para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) está participando do curso “Nós na Rede”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (2), ocorreu o segundo encontro da primeira turma no município, no auditório da UniFtc, que foi contemplado com cinco edições da formação.

O curso tem como público os trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), um conjunto de serviços e ações voltados ao cuidado de pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A RAPS é composta por diferentes pontos de atenção, desde a atenção primária, com apoio de equipes multiprofissionais e consultórios na rua, até os serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que acolhem casos graves e persistentes.

Em Juazeiro, a primeira turma reúne profissionais do CAPS AD, CAPS II, CAPS Infantil e Consultório na Rua, representando a diversidade da rede. A previsão é que a segunda turma seja iniciada em janeiro de 2026, quando também serão incorporados profissionais do município de Remanso, que terá Juazeiro como polo de formação.

De acordo com Sheresady Sampaio, diretora do Serviço Especializado em Saúde Mental (Sesme) da Sesau, a iniciativa representa um marco para o fortalecimento da rede local. “Essa formação é fundamental porque oferece educação permanente e contribui para a qualificação do trabalho dos nossos profissionais. Com isso, conseguimos tornar a RAPS mais efetiva e oferecer um cuidado ainda mais integral e humanizado para os nossos usuários”, destacou.

Já a diretora de Saúde Mental da Sesau, Karoline Barros, ressaltou a importância da retomada desse tipo de capacitação em nível nacional. “Há mais de dez anos o Ministério da Saúde não conseguia promover uma formação com essa dimensão. Hoje, o curso está acontecendo em cerca de 80% das cidades brasileiras de forma simultânea, com o apoio da Fiocruz, e Juazeiro tem a honra de ser município polo nesse processo”, afirmou.

Com a realização do curso, a expectativa da Sesau é ampliar a integração entre os diferentes serviços da RAPS, fortalecendo o cuidado em saúde mental em Juazeiro e região.

Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau

Fotos: Ana Vitória Nascimento/ Ascom PMJ

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia
spot_img