InícioNotíciasJuazeiro reúne multidão e comemora os 203 anos da Independência do Brasil...
spot_img

Juazeiro reúne multidão e comemora os 203 anos da Independência do Brasil com desfile que uniu civismo, tradição e cuidado com o futuro

“Estou gostando muito da campanha de conscientização sobre o meio ambiente, principalmente em relação à limpeza da cidade. Todas as escolas estão trabalhando esse tema tão importante, e isso é fundamental. Ultimamente temos visto como é necessário reforçar esse cuidado com a limpeza de Juazeiro, algo que realmente precisa ser prioridade para todos nós”.  Essas foram as palavras de João Marco, um dos muitos juazeirenses que se dirigiram à Orla de Juazeiro para acompanhar a programação de mais um 7 de setembro.

Com um público estimado em cerca de 20 mil pessoas, de acordo com os organizadores, neste ano, o desfile cívico-militar chegou com o tema “Liberdade é o cuidado com o futuro do ambiente: Juazeiro limpa e consciente”, reforçando a ideia de que celebrar a pátria também significa cuidar da cidade, das pessoas e do espaço que nos acolhe.

Coordenado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação(Seduc), o evento trouxe uma novidade no trajeto: a concentração teve início na Orla II, passou pela Rua Juvêncio Alves e pela Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, seguindo pela Avenida Adolfo Viana até a dispersão na Rua Oscar Ribeiro.

As comemorações foram abertas com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Juazeiro, em frente ao prédio do antigo Paço Municipal. O ato solene contou com a presença do prefeito da cidade, Andrei Gonçalves, ao lado de autoridades militares, civis e religiosas, em um gesto que reafirmou o respeito à pátria e a união da cidade em torno dos valores cívicos e democráticos. Em seguida, o prefeito seguiu em carro aberto, acompanhado das autoridades, para a tradicional revista às tropas e para a abertura oficial do desfile cívico-militar.

Tradição afetiva

Para quem acompanha ano após ano, a tradição tem um valor afetivo muito profundo. Ivonete Alves, moradora do bairro Dr. Humberto, não escondeu a emoção. Ela é a prova de que essa entrega das pessoas é duradoura. “Parece que a cada ano é melhor. Eu acho muito importante, acho bonito. É uma alegria estar aqui participando. Todos os anos faço questão de vir”, contou, aguardando ansiosa a vez da filha no desfile.

Em Juazeiro, este dia é sempre mais que uma data no calendário. É um encontro de gerações, um convite à memória e à esperança. Famílias inteiras se reúnem nas ruas da cidade. É possível ver crianças nos ombros dos pais, com os olhos brilhando a cada entrada de uma nova escola. Idosos se emocionam ao rever a marcha das fanfarras e amigos se encontram para prestigiar um espetáculo que há décadas reforça o sentimento de pertencimento e orgulho nacional.

Patriotismo com consciência ambiental

O desfile reuniu cerca de 10 mil participantes, entre eles, aproximadamente 4 mil estudantes de escolas municipais, estaduais e da rede privada. Em cada pelotão, uma comissão de limpeza mostrou, na prática, que patriotismo também é responsabilidade ambiental. Ao longo do circuito, 300 tonéis de coleta de lixo estiveram disponíveis para manter o espaço limpo e organizado.

Entre os que vibram com a energia das fanfarras, está Mateus Reis, do Jardim Universitário, que já acompanha o evento há cinco anos. “Estou achando tudo muito lindo. O desfile deste ano está bem organizado. Está tudo perfeito. Eu gosto muito das fanfarras e gostei da parte da polícia que passou logo cedo. Estão todos de parabéns pelo desfile de hoje”, elogiou.

Plantando o futuro

Para a secretária de Educação, Maéve Melo, o sentimento que transbordou nas ruas é reflexo do compromisso coletivo da cidade. “Hoje, Juazeiro mostrou que o sentimento de liberdade e Independência se renova a cada gesto de cidadania. O desfile foi belíssimo, começou pontualmente e todas as escolas se entregaram nesse desfile. Eu agradeço a todos os gestores escolares, equipes pedagógicas, professores e alunos que se dispuseram a vir à avenida neste feriado e transmitir a nossa mensagem. Este desfile é mais do que uma celebração cívica, é um momento de união, de orgulho e de consciência”, afirmou.

O exemplo das crianças e jovens reforçou a mensagem. Marchando, aprenderam com a história e assumiram o compromisso de preservar Juazeiro para o futuro da sua gente. Cauã Deivison, balizador da Banda Marcial da Escola Caic pela primeira vez, traduziu esse sentimento. “Eu amei ter participado. Foi uma experiência muito boa e quero desfilar mais vezes. Aprendi muita coisa importante durante os ensaios. Foi difícil, mas cheguei até aqui e entreguei o meu melhor”, declarou o adolescente.

Com essa mensagem e essa energia única, o tradicional desfile de 7 de setembro em Juazeiro reafirma seu papel de celebração coletiva e educativa. Uma festa da pátria que ecoa com o som contagiante das fanfarras, nos olhares orgulhosos das famílias e na consciência de que liberdade também é responsabilidade.


Texto: Thamires Costa – Ascom/PMJ
Fotos: Ana Vitória Nascimento – Ascom/PMJ

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia