A dona de casa Marizete Brito Santos, moradora do município de Pilão Arcado, foi a primeira paciente a ser atendida no mutirão de cirurgias eletivas promovido pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com os Governos Estadual e Federal. A ansiedade, segundo ela, foi superada pelo acolhimento que recebeu de toda equipe da Maternidade Municipal. “Cheguei muito nervosa para fazer uma cirurgia de hérnia, mas a forma como fui recebida me tranquilizou. Quero agradecer a Deus por essa oportunidade e a todos deste hospital que atende a gente com tanto carinho”, destacou a paciente.
O mutirão faz parte do Programa Agora tem Especialistas e as cirurgias foram agendadas durante a Feira Saúde Mais Perto, ação conjunta das Secretarias de Saúde de Juazeiro, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal. De acordo com o secretário municipal Helder Coutinho, a meta é de atender 300 pacientes em seis finais de semana com cirurgias de histerectomia, colecistectomia e hernioplastia, além de ultrassonografias na Policlínica Municipal, para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.
“O objetivo é desafogar a demanda destes procedimentos reduzindo a fila de espera. O Hospital materno infantil está equipado e preparado para oferecer a todos um atendimento humanizado. Estamos no segundo final de semana dessa ação pioneira, atendendo mulheres de Juazeiro e de outros municípios da região”, reforçou Coutinho.
Para Luan Silva, instrumentador que acompanha as cirurgias, a estrutura oferecida pelo hospital aos pacientes e equipe médica é de qualidade e atende as necessidades de todos. “Uma estrutura adequada e equipe preparada para atender a todos. Fomos muito bem recebidos e auxiliados com muito profissionalismo e dedicação”, expôs.
O prefeito Andei Gonçalves foi dar as boas-vindas aos pacientes e destacou o trabalho das equipes em prol de uma saúde cada vez mais forte. “Estes atendimentos são essenciais para baixar a sobrecarga e possamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde no município”, pontuou
Texto e Imagens: Antônio Pedro/ Ascom PMJ