Os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI participaram, nesta quarta-feira (24), de mais um aulão promovido pela unidade de ensino. A atividade, realizada no teatro do Colégio Estadual Agostinho Muniz, teve como objetivo preparar os alunos para as provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe), que avalia a educação na Bahia, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia o ensino no Brasil.
No Paulo VI, as atividades preparatórias para as avaliações externas 2025 incluem, além dos aulões, os simulados e mini-aulões, que vêm acontecendo desde março. Nesta edição, os estudantes participaram de uma atividade integrada com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Durante toda a manhã, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Paulo VI e do Colégio Agostinho Muniz tiveram uma aula diferenciada. Os professores Ariston Martins (Matemática) e Talita Figueiredo (Português) trabalharam juntos, misturando Matemática e Português para criar o “Matiguês“.
“Nesse aulão interativo, trabalhamos as disciplinas de Português e Matemática de forma integrada, usando a música Milla, que traz o sol e uma referência ao círculo e à circunferência. Dentro dessa abordagem, fizemos a conexão de Português e Matemática, para explicar geometria e elementos da Língua Portuguesa”, contou o professor Ariston Martins.
Para Pedro Lucas da Costa, estudante da Escola Paulo VI, o formato mais dinâmico do aulão facilita o aprendizado. “Assistir aula assim é mais divertido. A gente consegue aprender mais sobre os assuntos do Saeb, a quantidade de alunos na sala é maior, a gente responde muitas questões e tudo isso nos ajuda a lembrar mais dos assuntos na hora da prova”.
Eneida Trindade – Ascom/PMJ