Em uma solenidade, realizada nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, e o Instituto Ayrton Senna/IAS homenagearam os estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede municipal de ensino pelos avanços nos programas de correção de fluxo “Se Liga e “Acelera”.
A parceria entre a Prefeitura e o IAS visa garantir o aprendizado dos estudantes que estão com distorção idade/ano. Assim, enquanto o “Se Liga” prevê a alfabetização das crianças que não estão cursando a série adequada à sua idade, o “Acelera” consiste em incluir as crianças no curso escolar normal, corrigindo o fluxo de dois anos. Em 2025, os programas foram aplicados em quatro escolas da rede municipal e deve ser ampliado em 2026.
Durante a solenidade desta sexta-feira, as escolas tiveram a oportunidade de apresentar um pouco dos resultados da aplicação dos programas, através de apresentações artísticas, da leitura e de depoimentos dos estudantes. Um desses alunos foi Miguel Rafael Oliveira, de 11 anos. “Hoje eu estou no 3º ano e estou me esforçando muito para ir para o 5º. Eu estou muito feliz por participar do ‘Se Liga’, porque antes eu me sentia mal na escola, agora eu me sinto bem, já sei ler e estou aprendendo muitas coisas”.
A professora Mara Suely falou sobre os desafios e benefícios de trabalhar com o “Se Liga” e “Acelera”. “O trabalho com os programas de correção de fluxo é desafiador, mas também é um trabalho que tem trazido grandes benefícios para essas crianças. A gente vê a criança entrar de uma forma e sair de outra. Os alunos chegam com a autoestima baixa, pensando em desistir, e depois vemos aquela criança evoluir e agradecer com as próprias palavras. Isso é muito gratificante”.
Avaliação
A especialista em Canais do IAS, Juliana Malta, avaliou a execução do programa em Juazeiro. “Em poucos meses já conseguimos observar um grande avanço dos alunos. São alunos que já estão conseguindo ler e escrever e que conseguiram acelerar o aprendizado deles, corrigindo o fluxo que eles apresentavam. Pra gente isso é uma alegria enorme e esse é o momento de comemorar esse resultado com toda a equipe envolvida e com os alunos”.
Emocionada com a participação dos estudantes, a secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância dos programas para a educação do município. “Quando iniciamos a gestão e avaliamos os índices educacionais do município, começamos a buscar alternativas para que conseguíssemos mudar a realidade desses alunos. Dessa busca veio a parceria com o IAS e eu estou muito feliz em ver a trajetória desses estudantes e saber que estamos dando mais um passo para fazer as nossas crianças aprenderem o que precisam no tempo certo”.
Texto: Eneida Trindade – Ascom/PMJ
Fotos: Gilson Pereira – Ascom/PMJ


