A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/Sesau, dará início a uma ação inédita no município: o Projeto de Castração Gratuita de cães e gatos, que será executado pela primeira vez na cidade. Nesta quinta-feira (11), foi divulgada a primeira lista de contemplados na pré-inscrição, que poderão participar do mutirão de cirurgias marcado para começar na próxima segunda-feira (15). A lista está disponível no link oficial da ação: https://campanha.castracao.juazeiro.ba.gov.br
O atendimento será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizada na Av. Antônio C. Magalhães, 510 – Santo Antônio, a partir das 8h da manhã, seguindo a ordem de chegada.
A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente/Sema, tem como meta realizar 1.200 castrações, conforme cronograma divulgado no link oficial, e funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Toda a estrutura está sendo preparada para atender animais domiciliados e animais em situação de rua, estes últimos representados por tutores voluntários ligados à causa animal.
Além das cirurgias, o projeto contará com ações educativas voltadas para a conscientização da população sobre posse responsável, prevenção de zoonoses e a importância do controle populacional de cães e gatos. Também será ofertada vacinação antirrábica, reforçando os cuidados com a saúde pública e o bem-estar animal, e microchipagem para identificação animal.
“Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade, promovendo mudanças efetivas e duradouras na forma como os animais são tratados em nossa cidade. Essa é uma ação histórica para Juazeiro e um passo importante na promoção do bem-estar animal e na prevenção de doenças”, destacou o secretário de Saúde, Helder Coutinho.
Orientações para o dia da castração
Para garantir a segurança do procedimento, os tutores devem seguir as seguintes orientações:
1. O animal deve estar limpo;
2. Jejum completo desde a noite anterior;
3. Levar a carteira de vacinação, se possuir;
4. Levar roupa cirúrgica ou, como alternativa, uma camisa de algodão tamanho M ou G, que será adaptada pela equipe;
5. Após o procedimento, a equipe fará as orientações pós-cirúrgicas.
Em caso de dúvidas, os tutores podem entrar em contato pelo WhatsApp: (74) 98106-8912.
Texto: Camila Santana – Ascom/PMJ/Sesau