InícioNotíciasPrefeitura de Juazeiro e UNEB promovem ação social na Colônia de Pescadores...
spot_img

Prefeitura de Juazeiro e UNEB promovem ação social na Colônia de Pescadores do Angari com serviços gratuitos e mostra audiovisual sobre gênero

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizou uma ação social na Colônia de Pescadores do bairro Angari, unindo atendimento à população, pesquisa acadêmica e valorização da cultura local. O projeto Viver Bem Aqui surgiu após um estudo desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da UNEB, que identificou vulnerabilidades e a ausência de serviços essenciais na comunidade.

“As atividades que foram oferecidas no Angari são resultado de uma pesquisa feita pelos estudantes do curso de Jornalismo da UNEB, que no semestre passado entrevistaram mulheres do bairro. Com base nas respostas, foi percebida a ausência de alguns serviços importantes. Essa parceria entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a UNEB trouxe esse momento de acolhimento e de assistência”, destacou Fábio Ronaldo, professor da UNEB.

Durante o evento, foram ofertados atendimentos psicológicos, odontológicos, vacinação, terapias integrativas e atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A programação contou também com a participação do Centro de Terapias Integrativas RAH, que ofereceu, de forma voluntária, atendimentos voltados às questões de gênero e à medicina holística, além de uma mostra audiovisual com curtas inspirados nas histórias de mulheres do Angari, resultado direto da pesquisa acadêmica da UNEB.

“Essa foi uma ação fundamental para os pescadores que não têm muita oportunidade. A maioria mora em interiores e é muito difícil essas ações e para ir para lá. Hoje nós temos serviços odontológicos, também massagem, para quem principalmente vai para o rio, fica todo dolorido, tem a massagem para relaxar”, relatou Sofia Vieira, moradora da comunidade.

Para a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane, a ação no Angari simboliza o resultado de uma parceria que une poder público, universidade e comunidade.

“A partir do trabalho realizado pela UNEB, identificamos muitas vulnerabilidades e percebemos a importância de estarmos presentes no território. Essa ação é um momento de integração e cuidado, que leva serviços, acolhimento e visibilidade para os moradores do Angari.”


Texto: Diana Silva/Ascom PMJ
Fotos: Gilson Pereira

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia
spot_img