Na manhã desta sexta-feira (15), a Prefeitura de Juazeiro promoveu uma Roda de Conversa reunindo representantes dos povos de terreiros e da comunidade LGBTQIAPN+. A ação contou com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Malhada da Areia e foi supervisionada pela Coordenação de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES, em parceria com o programa Juazeiro Sem Fome.
O encontro proporcionou um espaço de escuta, troca e fortalecimento das políticas públicas, com foco na proteção social e na segurança alimentar. De acordo com Carla Paula, coordenadora do CRAS Malhada da Areia, o evento envolveu diversos terreiros e teve um papel importante na aproximação entre a comunidade e os serviços oferecidos.
“Esse evento teve a presença de cerca de nove terreiros que fazem parte do bairro Malhada da Areia e, nessa programação, o CRAS Malhada da Areia esteve aqui fazendo sua contribuição, apresentando os programas e projetos que são ofertados no equipamento. E, ao final dessa roda de conversa, nós tivemos a entrega de kits alimentares por meio de uma empresa parceira, com o intuito de contemplar as famílias presentes no evento”, explicou.
Ao todo, foram distribuídas 50 cestas básicas em parceria com o programa Juazeiro Sem Fome e uma empresa colaboradora, reforçando a importância da união entre poder público e a iniciativa privada no combate à fome e na promoção da dignidade.
Para Cícero Mateus, morador do bairro Malhada da Areia, o momento também fortaleceu os laços entre comunidades. “Essa ação serviu para a gente colaborar, conhecer cada um, debater o que pode acontecer, o que pode ser melhorado e promover essa união entre os terreiros e todos os povos”, destacou.
A ação reafirma o compromisso das instituições públicas com a equidade, inclusão e valorização da diversidade cultural e religiosa.
Texto: Diana Silva/Ascom PMJ