A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/Sesau e da equipe da Vigilância em Saúde, segue realizando Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, com o objetivo de proteger cães e gatos contra a raiva, uma doença viral grave que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos. A campanha finalizará no dia 30 deste mês, contemplando bairros da sede e localidades da zona rural.
A vacinação é destinada a cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que ainda não tenham sido vacinados neste ano. A raiva é uma zoonose com alto índice de letalidade e a vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença e garantir a segurança da população e dos animais.
As equipes de agentes de endemias atuam das 8h30 às 13h, com pontos de vacinação instalados em diversas localidades do município, conforme cronograma rotativo, divulgado semanalmente pelos canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde.
Ponto fixo
Os donos de cães e gatos poderão levar seus pets para se imunizarem no Núcleo de Endemias, que fica localizado na Rua Visconde do Rio Branco, Nº 07, bairro Angari (por trás do Centro de Saúde III). A imunização acontecerá de segunda a sexta, das 8h às 13h. Os tutores devem levar o cartão de vacinação dos animais caso eles já possuam.
Pontos Volantes
Nesta quarta-feira (10), de 8h30 às 13h, os agentes de endemias estarão com pontos de vacinação nos bairros Pedro Raimundo (Praça central), Antônio Conselheiro (Praça principal), Cajueiro (Praça próxima a APAE), e Coreia (Associação de moradores).
Recomendações
Para garantir a segurança e o bom andamento da ação, a Sesau orienta os tutores a seguir as seguintes recomendações:
Animais devem ser conduzidos por pessoas maiores de 18 anos;
Cães de médio e grande porte devem estar com coleiras e guias;
Cães de raças grandes e/ou agressivos devem estar também com focinheira;
Gatos devem ser levados em caixas de transporte;
Levar a carteirinha de vacinação do animal, caso tenha (se não, será emitida no local);
Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.
A Secretaria reforça que a imunização é fundamental para proteger os animais e a população contra a raiva, garantindo saúde e segurança em todo o município.
Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau