Em comemoração aos 21 anos de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU em Juazeiro, celebrado na próxima quarta-feira (20), a Sesau realizou nesta segunda-feira (18) uma importante ação de valorização e qualificação das equipes: o Treinamento das Bases Descentralizadas, reunindo cerca de 70 profissionais dos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho e marcou a retomada de uma programação que não era realizada há mais de seis anos.
A ação integra a iniciativa “Juazeiro Forma Dez”, que oferece capacitação técnica e continuada para profissionais da rede de urgência e emergência dos dez municípios que compõem a regional de saúde: Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos e Juazeiro.
A diretora administrativa do SAMU de Juazeiro, Ana Caroline Costa, destacou a importância do momento e o planejamento das próximas etapas. “Hoje o município de Sobradinho foi sede do primeiro bloco de capacitação regional. Posteriormente, teremos capacitações em Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Por último, será a vez de Canudos, Uauá e Curaçá. Nesse primeiro momento, nossa capacitação está focada em noções básicas de primeiros socorros, com a participação de técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores socorristas.”
Caroline explicou ainda que o treinamento inclui tanto a parte teórica quanto prática. “Inicialmente é realizado aulas teóricas e, em seguida, participarão de simulados realistas com os nossos bonecos do SAMU. Esses profissionais vão colocar em prática o conhecimento adquirido e, futuramente, realizaremos uma grande simulação na base regional de Juazeiro.”
A diretora também anunciou que estão previstos módulos exclusivos para médicos. “Teremos em breve uma capacitação voltada apenas para os médicos da regional. Faremos o convite para que os médicos dos municípios também participem, como forma de apoiar e integrar ainda mais essa rede. Há muitos anos não tínhamos esses blocos de capacitações, e este ano conseguimos reativar esse processo para garantir que o SAMU de Juazeiro funcione de forma sincronizada com todas as nossas bases descentralizadas.”
A expectativa, segundo Caroline, é de continuidade e fortalecimento das ações formativas. “Estamos extremamente felizes em estar aqui. Esse é apenas o início de várias capacitações que virão, sempre com o objetivo de oferecer um serviço cada vez mais qualificado à população.”
Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau