InícioNotíciasSecretaria de Educação de Juazeiro orienta gestores escolares sobre medidas sanitárias
spot_img

Secretaria de Educação de Juazeiro orienta gestores escolares sobre medidas sanitárias

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc reuniu gestores escolares da rede municipal de ensino, nesta quarta-feira (03). O encontro teve como objetivo orientar os profissionais sobre as medidas de prevenção e controle da COVID-19, síndromes gripais e doenças infectocontagiosas.

A diretora de Intersetorialidade da Seduc, Altamira Moreira, ressaltou a importância de informar os gestores. “Esse foi um momento fundamental para garantir que os gestores estejam bem informados. Com essas orientações eles saberão como agir diante de casos que possam ocorrer no ambiente escolar, evitando a disseminação de vírus e bactérias. Uma rede de profissionais esclarecidos fortalece a nossa resposta às situações de saúde e protege a comunidade escolar”.

O encontro contou com a participação de uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que abordou a condução de casos positivos de COVID e outras doenças infectocontagiosas de notificação compulsória no ambiente escolar.

“Nós levamos orientações sobre esses dois casos, seguindo as mesmas orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Então, a principal orientação passada para os gestores é que não há recomendação, baseada na ciência, para suspensão de aulas devido a casos de COVID-19 em ambiente escolar”, explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, Adeilton Junior.

A recomendação oficial é que o aluno com suspeita ou confirmação de COVID ou de qualquer síndrome respiratória permaneça em isolamento. Esse aluno deve ficar em casa por sete dias, iniciar o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde e só deve retornar à unidade escolar se, após esse período de isolamento, ele já estiver sem sintomas da doença há 24 horas.

Já os demais estudantes que tiveram contato com esse caso suspeito devem adotar medidas preventivas, como a etiqueta respiratória, higienização das mãos e do ambiente escolar, o uso de máscaras e de álcool em gel por dez dias para a prevenção de novos casos.

Ascom/PMJ

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia