A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc iniciou, nesta quinta-feira (21), no auditório do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos/Codefas, as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Além da abertura, a Semana vai incluir uma série de ações que serão desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com a diretora de Educação Inclusiva da Seduc, Carliane Oliveira, o objetivo do evento é garantir a potencialidade das pessoas que têm deficiência. “Esse encontro marca um momento de conscientização que acontece no decorrer da semana, em todas as escolas da rede municipal, porque o nosso objetivo é conscientizar a todas e dizer que a deficiência não define as pessoas. O que as define são as escolhas, as potencialidades e as intervenções que a gente possa fazer para que elas possam aprender cada vez mais”.
O evento contou com a apresentação do coral Terceira Visão (Aracaju/SE), formado por pessoas cegas, com a apresentação do coral em Libras da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema da Paixão e com a palestra “Educação Inclusiva: uma conversa necessária”, ministrada pela professora dra. Sílvia Benevides.
Na plateia, os professores de Atendimento Educacional Especializado/AEE participaram intensamente das discussões. “As atividades durante essa semana têm sido muito importantes para todos nós, professores de AEE. Essas ações contribuem para que nós possamos atuar em nossas escolas de forma ativa, ensinando às nossas crianças, apoiando os nossos professores e contribuindo para que essas crianças possam crescer com respeito, igualdade e reciprocidade”, disse a professora de AEE da EMEI Gentil Damásio, Maria Medianeira Conceição.
Texto: Eneida Trindade – Ascom/PMJ
Fotos: Ana Vitória Nascimento – Ascom/PMJ