InícioNotíciasSeculte reúne comunidade artística para planejar aplicação de recursos da Lei Aldir...
Juazeiro 147 anos

Seculte reúne comunidade artística para planejar aplicação de recursos da Lei Aldir Blanc em Juazeiro

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte de Juazeiro realizou uma audiência pública para dialogar com a comunidade artística sobre a utilização dos recursos do novo ciclo de repasses da Política Nacional Aldir Blanc/PNAB. O encontro aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto e reuniu cerca de 40 pessoas, entre artistas, fazedores de cultura, representantes do Conselho Municipal de Cultura e sociedade civil.

A audiência teve como objetivo ouvir propostas e sugestões da comunidade para a elaboração do Plano de Aplicação de Recursos/PAR da PNAB. Esse documento define como será investido o repasse federal do chamado “Ciclo 2” dessa política de incentivo, que tem aplicação prevista para os anos de 2025 e/ou 2026. O primeiro ciclo ocorreu entre 2023 e 2024.

Durante a reunião, a Seculte apresentou o programa federal Cultura Viva, de onde vêm os recursos, e explicou as possibilidades de uso previstas pelo Ministério da Cultura, que incluem obras, compra de equipamentos e criação de editais para premiação e incentivo a Pontos e Pontões de Cultura.

A comunidade conversou sobre áreas prioritárias para receber os investimentos e destacou aspectos como a importância de promover a aproximação com comunidades culturais, com foco em orientá-las na elaboração de projetos para editais e no processo de certificação como Pontos e Pontões de Cultura.

Uma nova audiência foi marcada para o dia 4 de setembro, às 19h, no Centro de Cultura. Além disso, segue aberta até esta sexta-feira (29) uma consulta online por meio de formulário (https://forms.gle/oB4pVWn4oFDskFAB9). As propostas apresentadas vão compor o PAR de Juazeiro, que será enviado ao Ministério da Cultura.

Para a produtora cultural Clarice Ferrari, que participou do encontro, o momento de comunicação e partilha era necessário. “Estou muito feliz em poder participar dessa escuta. Que possamos construir a Cultura de Juazeiro assim, de forma organizada, participativa e transparente”, destacou.

Na audiência, a Seculte também anunciou a reabertura dos editais anteriores em setembro, em parceria com o Instituto Trocando Ideia, que será responsável pelo processo seletivo, auditoria e ajustes dos editais. A instituição tem mais de 25 anos de experiência em apoio técnico a políticas públicas culturais no Brasil.

Este foi mais um passo no diálogo sobre a PNAB em Juazeiro, que já realizou diferentes reuniões com a classe artística sobre o tema e conta com uma comissão provisória para acompanhar a política junto aos representantes do setor.

Para o superintendente de Cultura, Hertz Félix, a participação da comunidade é primordial. “A Cultura de Juazeiro precisa ser construída junto com quem vive, sente e faz a arte acontecer aqui todos os dias. Para isso, a audiência é um espaço fundamental, pois promove a escuta e o diálogo, onde cada voz importa”, disse.

Ascom PMJ – Layla Shasta

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia