Carnaval de Juazeiro: Prefeitura e instituições fazem balanço da Operação Carnaval 2026
Foi apresentado nesta terça-feira (3), no auditório da CIPE Caatinga – 3º BEIC, o balanço do Plano Operacional de Segurança executado durante o Carnaval de Juazeiro 2026. O encontro reuniu representantes das forças de segurança e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, que acompanharam a apresentação dos dados oficiais da festa.
Com planejamento integrado, organização e ações estratégicas, o Carnaval de Juazeiro 2026 se consolidou como o maior da história, reunindo mais de 600 mil pessoas nos quatro dias de festa — um recorde de público. Mesmo com a marca histórica, houve redução nos índices de criminalidade, e a festa foi encerrada sem registro de homicídios.
De acordo com dados das Polícias Civil e Militar, o furto de celulares esteve entre as principais ocorrências, totalizando 114 registros.
“Muitas pessoas querem registrar o momento próximo ao seu artista preferido, o que facilita a ação dos criminosos. Observamos também pessoas portando o celular em locais de fácil acesso”, explicou a tenente-coronel PM Raquel Reis.
Ainda segundo o levantamento, foram registradas 12 ocorrências por outros furtos; 7 por lesão corporal; 6 por porte de arma branca; uma prisão por porte ilegal de arma de fogo; duas por tráfico de drogas; uma tentativa de homicídio; um caso de violência doméstica; 5 por posse de drogas; e 2 cumprimentos de mandado de prisão, sendo um deles identificado por meio do monitoramento com câmeras de reconhecimento facial. Ao todo, foram 160 ocorrências durante os quatro dias de festa.
O coordenador da Polícia Regional de Juazeiro, delegado Flávio Martins, destacou o planejamento antecipado como fator decisivo para os resultados positivos.
“O sucesso na redução desses índices se deve a um trabalho prévio de combate ao tráfico de drogas e ao monitoramento durante a festa, com policiais velados, inclusive em cima do trio elétrico, observando movimentações suspeitas. Conseguimos realizar três prisões em flagrante. Vale destacar que nosso serviço de inteligência recuperou dois celulares, que foram devolvidos aos proprietários, e os suspeitos conduzidos ao Conjunto Penal de Juazeiro”, detalhou.
O comandante de Policiamento da Região Norte, coronel PM Wildon, ressaltou o trabalho integrado das forças de segurança e instituições envolvidas, que garantiram um dos carnavais mais seguros dos últimos anos.
“Foi um trabalho totalmente integrado, com todos os órgãos de segurança atuando com uma única missão: garantir a segurança da população. No último dia, tivemos mais de 200 mil pessoas nos circuitos da festa. Graças a Deus, foi um Carnaval sem vítima fatal. Isso mostra que estamos no caminho certo, porque segurança não se faz sozinho”, afirmou.
O Carnaval de Juazeiro 2026 também se consolidou como um espaço de diversidade, harmonia e respeito. Em sua fala, a representante do Ministério Público, dra. Joseane Mendes, destacou o clima vivido durante a folia.
“Essa integração e o respeito entre as forças foram fundamentais para o sucesso do Carnaval de Juazeiro. Atuamos diariamente e presenciamos muitas famílias participando da festa, um carnaval de respeito às mulheres. É gratificante contribuir com esse resultado”, pontuou.
Encerrando o encontro, o prefeito Andrei Gonçalves afirmou que o evento se consolidou como o Carnaval da Família.
“O Carnaval de Juazeiro se consolida como a festa da família Juazeirense, o maior do interior do Nordeste, o maior da nossa história e o mais seguro que já realizamos. Os números mostram aumento de público e redução dos índices de criminalidade, reflexo do profissionalismo e da dedicação de todos os setores envolvidos, que trouxeram as famílias do Vale do São Francisco para dentro da folia”, destacou o prefeito.
Texto; Márcio Reges – ASCOM PMJ


